O Produto Interno Bruto (PIB) da China aumentou 7,7% no quarto trimestre de 2013 em comparação com mesmo período do ano anterior. O resultado ficou acima das estimativas do mercado, mas desacelerou frente ao crescimento de 7,8%, registrado entre julho e setembro do ano passado, informou o escritório nacional de estatísticas do país.
O aumento ficou acima da média das previsões dos 18 analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que esperavam crescimento de 7,6%.
Entre outubro e dezembro, a economia chinesa cresceu 1,8% frente ao trimestre imediatamente anterior. Em 2013, o PIB da China avançou 7,7%, mesmo patamar de crescimento registrado em 2012.
Produção industrial sobe 9,7% em dezembro
O valor acrescentado da produção industrial da China teve crescimento de 9,7% em dezembro na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em novembro, a expansão anual havia sido de 10%, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas do país.
O avanço de outubro ficou abaixo da média das estimativas dos analistas do mercado consultados pelo The Wall Street Journal, que esperavam alta de 9,8%.
A produção industrial aumentou 0,71% em dezembro ante o mês anterior. Em novembro, a produção havia subido 0,76% na comparação com outubro.
Vendas no varejo crescem 13,6% em dezembro
O indicador que mede as vendas no varejo da China registrou alta de 13,6% em dezembro em relação ao mesmo período do ano anterior desacelerando ligeiramente em relação ao crescimento de 13,7% em novembro. As informações também foram divulgadas pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país.
Na comparação mensal, as vendas no setor varejista da maior economia asiática subiram 1,24% no décimo segundo mês do ano. Em novembro, o crescimento mensal havia sido de 1,32%. Fonte: Dow Jones Newswires.



