• Carregando...
O agronegócio evitou uma queda mais forte da economia local, segundo o Ipardes. | Dirceu Portugal/Gazeta do Povo
O agronegócio evitou uma queda mais forte da economia local, segundo o Ipardes.| Foto: Dirceu Portugal/Gazeta do Povo

A economia paranaense está encolhendo, mas sua retração é mais suave que a da média nacional. A principal razão para isso, segundo os responsáveis pelo cálculo, é o bom desempenho do agronegócio local.

De acordo com estimativas preliminares do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), parceiro do IBGE no cálculo do PIB do Paraná, a economia do estado recuou 4,1% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2014. Em nível nacional, a queda nesse mesmo intervalo foi de 4,5%, segundo o IBGE.

INFOGRÁFICO: Acompanhe a queda do PIB brasileiro

Economia brasileira encolhe 1,7% no 3º trimestre e recessão se aprofunda

Economia cai a um ritmo 3,2% neste ano e resultado é pior do que o esperado por analistas

Leia a matéria completa

No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o PIB paranaense caiu 1,9% e o nacional, 3,2%. No cálculo que considera os últimos quatro trimestres, refletindo o comportamento da economia ao longo de um ano, as baixas foram de 1,1% e 2,5%, respectivamente.

Setores

“O dado do PIB confirma outras estatísticas do IBGE que temos acompanhado, como, por exemplo, as do mercado de trabalho”, diz Julio Suzuki Junior, diretor-presidente do Ipardes. “O desempenho do estado é menos negativo porque, entre outros fatores, temos um agronegócio que responde. É esse setor que vem assegurando algum diferencial para o estado.”

O Ipardes não divulgou números por setor econômico, porque eles têm alguma imprecisão. Mas, segundo Suzuki, o resultado dos serviços – que, nessa conta, englobam o comércio – no Paraná é ligeiramente melhor que o do Brasil. A indústria estadual, por sua vez, vem no mesmo ritmo ruim que o setor exibe em todo o país.

No Brasil, a economia recuou 1,7% na passagem do segundo para o terceiro trimestre. O Ipardes ainda não calcula esse tipo de variação, em relação ao trimestre imediatamente anterior. “Esse cálculo envolve uma tecnologia específica que esperamos em breve disponibilizar”, diz Suzuki.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]