• Carregando...
Em safra recorde, Paraná colheu 23 milhões de toneladas de grãos no verão de 2013 | Josué Teixeira/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Em safra recorde, Paraná colheu 23 milhões de toneladas de grãos no verão de 2013| Foto: Josué Teixeira/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná – que representa a soma de tudo o que o estado produziu – cresceu 3,9% na primeira metade de 2013 em comparação com o mesmo período do ano passado, apontou nesta sexta-feira (30) o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

A taxa paranaense ficou acima do crescimento nacional, que foi de 2,6%, conforme divulgou, também nesta sexta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o instituto, o crescimento da economia do Paraná foi impulsionado, sobretudo, pelo desempenho da agroindústria e também pelo aquecimento do mercado de trabalho na região.

"O setor da agroindústria é bem mais amplo do que o campo em si; então, quando o setor agrícola tem um bom desempenho, gera um efeito que implica em toda a cadeira produtiva, entra na área de indústria, como de transformação, por exemplo, e de comércio e serviços", explica o economista do Ipardes Francisco José Gouveia de Castro.

No verão de 2013, o estado colheu uma safra recorde, com mais de 23 milhões de toneladas. O resultado foi 31% maior do que a colheita do ano interior. Os destaques da colheita recorde ficaram para a soja (+46%) e o milho (+8%).

A expectativa do Ipardes é que, somadas todas as colheitas do ano, a produção agrícola paranaense deve superar 36 milhões de toneladas, com acréscimo de 17% sobre 2012.

Trabalho

O bom desempenho do mercado de trabalho nas indústrias paranaenses também resultou no crescimento da taxa do PIB acumulado nos seis primeiros meses do ano. Enquanto o contingente ocupado no setor estadual subiu 1,1% no primeiro semestre do ano, o país registrou queda de 0,7% na contratação de mão de obra nas indústrias. Quanto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho em Emprego, o Ipardes ressalta que o levantamento aponta crescimento na abertura de vagas nos últimos 21 meses, de forma consecutiva. O cenário é o oposto do que o registrado no Brasil, que vem apresentando recuo no mercado de trabalho no mesmo período.

Conforme a pesquisa, o interior paranaense foi responsável pela criação de 90% dos empregos formais da indústria nos primeiros seis meses de 2013, contra 79% entre 2011 e junho de 2013 e 68% no intervalo 2003 a 2010.

De acordo com Gouveia, a previsão é de que o estado mantenha o crescimento do PIB até o final do ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]