• Carregando...

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no quarto trimestre de 2009 foi revisado em alta, para expansão de 0,4%, informou hoje a Agência Nacional de Estatísticas. A estimativa original era de crescimento de 0,3%. A última revisão confirma que o Reino Unido saiu, nos últimos meses do ano passado, de sua pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.

Economistas previam uma expansão de 0,4% do PIB no quarto trimestre em relação ao terceiro e um declínio de 3,3% na comparação com 2008. A revisão para cima do crescimento do PIB foi impulsionada por resultados melhores dos setores de serviços construção e agricultura. No entanto, o avanço da economia do Reino Unido no quarto trimestre de 2009 continuou dependendo em grande parte dos gastos do governo e de um menor encolhimento dos estoques das empresas em comparação com trimestres anteriores.

"A notícia de hoje confirma que a recessão terminou com um crescimento razoável no quarto trimestre de 2009, mas os fatores que impulsionaram o crescimento nesse trimestre provavelmente estarão menos presentes em 2010", observou Charles David, economista sênior do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios. "Para que se volte a ter um crescimento sustentado é necessário aumentar as exportações e os investimentos", prosseguiu.

De acordo com a Agência Nacional de Estatísticas, a economia do Reino Unido contraiu-se 3,1% no quatro trimestre de 2009 em comparação com o mesmo período do ano anterior, ficando abaixo do declínio de 3,3% estimado anteriormente. No ano de 2009, o PIB do Reino Unido recuou 4,9% - pouco abaixo da estimativa anterior, de contração de 5,0%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]