Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio Exterior

Pimentel nega crise com Argentina, mesmo com restrições

Questionado sobre reclamações de empresários brasileiros quanto às medidas impostas pelas autoridades argentinas, Pimentel disse que "é direito deles reclamar"

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse nesta sexta-feira (3) que não há "nenhuma crise" com a Argentina, apesar do aumento da medida de controle de importações àquele país, que entraram em vigor neste mês.

Os importadores não só terão de apresentar uma declaração juramentada à Receita Federal antes de realizar uma compra como também deverão enviar uma nota de pedido, por e-mail, ao secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, indicando todos os detalhes da importação desejada. Conforme informado pela Câmara de Importadores da República Argentina (Cira) à Agência Estado, as importações só poderão ser realizadas após aprovação da declaração e do e-mail.

"Não tem nenhuma crise nessa questão com a Argentina. O que existe com relação à Argentina são outras coisas. As exigências que o governo argentino está implantando a partir do mês de fevereiro são vistas pelos empresários brasileiros como um dificultador do comércio Brasil-Argentina, temos de esperar, aguardar a entrada em vigor dessas medidas e ver se isso vai ter impacto negativo no comércio ou não", disse Pimentel, após acompanhar conversa por telefone da presidente Dilma Rousseff com o presidente mexicano, Felipe Calderón, para tratar de questões relacionadas ao acordo automotivo.

Questionado sobre reclamações de empresários brasileiros quanto às medidas impostas pelas autoridades argentinas, Pimentel respondeu: "Não podemos pressupor nada, temos de aguardar. A reclamação é sempre pertinente ao setor produtivo, é direito deles reclamar."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.