• Carregando...
Nem todas as transações convencionais podem ser feitas pelo Pix.
Nem todas as transações convencionais podem ser feitas pelo Pix.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Pix estreou no cenário brasileiro com mais de um milhão de transações. Segundo dados do Banco Central, as movimentações na segunda-feira (16), primeiro dia de operação do Pix em capacidade total, ultrapassaram os R$ 777 milhões entre 9h e 18h.

Desde a fase de testes do Sistema de Pagamentos Instantâneos, especialistas e o BC afirmam que a plataforma tem potencial para mudar a relação do consumidor com os meios de pagamento e para acelerar a retomada da economia, mas não são todas as operações do dia a dia que poderão ser resolvidas com um Pix – ao menos não neste primeiro momento.

O pagamento instantâneo substituirá facilmente o uso do dinheiro em espécie e pode também tomar o lugar do cartão de débito para transações cotidianas, como pagar uma refeição ou uma compra na farmácia, por exemplo, entretanto ainda não é capaz de tomar o lugar do pagamento parcelado, muito usado no país.

Já existe a possibilidade do chamado Pix programado, mas, como não há ferramenta de crédito atrelada, a transação prevista só se confirmará se houver dinheiro na conta de origem na data definida.

Segundo o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, João Manoel de Pinho de Mello, uma nova funcionalidade, o Pix Garantido, está prevista e "funcionará como parcelas de um cartão de crédito", mas só será implementada no primeiro semestre do próximo ano.

Para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a prioridade no começo das operações é ter o máximo de estabilidade na plataforma antes do lançamento de novas funções. "Na medida em que se estabilize o sistema, vamos pensar em novas funcionalidades que já estão em estudo, como o Pix Garantido [uma transação irrevogável, com possibilidade de financiamentos de crédito] e o Saque Pix [ferramenta de cashback a ser realizada no varejo]", afirmou em coletiva sobre o sistema.

Outros casos em que não é possível fazer um Pix

Nesta segunda-feira (16), o Banco Central apontou que foram registradas transações não concluídas em decorrência da tentativa de endereçar dinheiro para contas salário, que são destinadas apenas para o recebimento de salários e não permitem outras transações. Portanto, para fazer e também receber um Pix é necessário ser titular de uma conta que permita transações (uma conta corrente) nas mais de 700 instituições participantes do sistema.

O pagamento serviços essenciais, como as contas de luz, também ainda não pode ser resolvido com um Pix. O chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Angelo Duarte, explicou que não há um prazo definido para que os boletos de energia elétrica possam ser pagos por meio do sistema. Ele explicou que a formatação das contas ainda depende de uma regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "Não temos um prazo, mas acreditamos que será no primeiro semestre de 2021", respondeu.

Balanço do primeiro dia de operação plena

Na avaliação do BC, o primeiro dia de operação ampla do Pix "transcorreu de forma absolutamente normal, com incidentes pontuais esperados" e que foram corrigidos rapidamente, sem comprometer a "avaliação geral bastante positiva do primeiro dia de funcionamento amplo".

Ainda em nota, o BC admitiu que ocorreram situações nas quais o efetivo crédito na conta do cliente foi realizado em tempo superior ao exigido nos requisitos de nível do serviço. Esses incidentes, entretanto, "foram considerados naturais pela equipe técnica do Banco Central, dada a complexidade dessa inovação tecnológica".

A autoridade monetária recomenda que o usuário faça uma chave Pix para uma melhor experiência de pagamento, tornando as operações mais simples e garantindo a correção das informações das contas de destino. Também até as 18h de segunda-feira, o BC contabilizava mais de 73 milhões de chaves cadastradas em todo o país.

Por meio do Pix, disponível diretamente nos aplicativos das instituições habilitadas pelo BC, os usuários podem fazer transações 24 horas por dia, sete dias por semana (ou seja, sem restrições de dia ou horário), com o dinheiro disponibilizado na conta do recebedor dentro de poucos segundos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]