Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado financeiro

Plano de resgate de "títulos podres" nos EUA faz Bovespa ter forte alta

Valor total do auxílio aos balanços de bancos será de US$ 1 trilhão. Além disso, investidores repercutem a alta da venda de casas no país

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) começa a semana com as operações com forte alta, seguindo de perto os mercados internacionais. Às 15h10, o Ibovespa, referência para o mercado brasileiro, ganhava 4,83%, aos 42.010 pontos.

O bom humor também é captado pelos índices nos Estados Unidos, que operam em alta. Os investidores aqui e lá mostram otimismo após o pronunciamento do secretário do Tesouro, Timothy Geithner, que detalhou o plano público-privado para tirar até US$ 1 trilhão em ativos podres dos balanços dos bancos.

As vendas de imóveis residenciais usados nos Estados Unidos subiram 5,1% em fevereiro, para a taxa anualizada de 4,72 milhões de unidades, ante 4,49 milhões de unidades em janeiro, informou nesta segunda-feira a Associação Nacional de Corretores de Imóveis. Economistas esperavam venda de 4,48 milhões de unidades. O aumento de fevereiro é o maior desde julho de 2003.

PregõesCom isso, todos os índices dos EUA operam em forte alta. Em Nova York, o indicador Dow Jones - referência para Wall Street - e o tecnológico Nasdaq tinham alta de quase 4% pouco antes das 13h (horário de Brasília).

Na Europa, o dia é de otimismo. Com destaque para o setor financeiro, o FTSE-100, de Londres subia 2,67% por volta das 13h, enquanto o Xetra-DAX, de Frankfurt, aumentava 2,09%. O índice CAC, de Paris, ganhava 2,14%.

Na Ásia, a semana começou com valorização nos principais mercados. Os bancos também foram destaque.

Sexta-feira

Na sexta-feira, em um pregão marcado pela oscilação, a Bovespa terminou as negociações em queda, acompanhando a tendência de baixa vinda de Wall Street. O Ibovespa - principal indicador do mercado brasileiro - fechou com desvalorização de 0,93%, aos 40.076 pontos. Na semana, o mercado acumulou ganho de 2,4%.

No início das negociações, a Bovespa chegou a subir mais de 1%, com a ausência de indicadores econômicos de relevo no Brasil e nos EUA. No entanto, as bolsas de Nova York passaram a operar em baixa, influenciando o movimento da Bovespa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.