
O advento da portabilidade na telefonia deu mais poder ao consumidor. Hoje, usuários podem mudar de telefone móvel e fixo sem perder o número e, com isso, a pesquisa se tornou uma grande aliada. No quadro ao lado, você pode conferir a diferença que pode fazer, no orçamento doméstico, a escolha da operadora que atende melhor aos seus hábitos de consumo.
Fazer pesquisa em diferentes empresas também ajuda a economizar em outros segmentos. O estudante Daniel Henrique da Silva conta que recentemente fez a cotação para a troca de operadoras de banda larga e tevê por assinatura: "Tenho uma internet de 6 MB, mas já estudo pegar mais banda. Também estou vendo de assinar uma nova tevê, com melhor custo/benefício."
O estudante explica que atualmente tem um pacote de canais intermediário, mas que já fez cotações com outras empresas buscando grades mais extensas por valores menores.
Se o conhecimento do seu perfil é um aliado do consumidor, Silva diz estar bem preparado. Ele afirma que seu plano de celular é o chamado "controle", no qual pode determinar previamente o quanto deve gastar em ligações, mensagens e internet. "É preciso saber como você usa o serviço para contratar um plano desse tipo", conta.
O publicitário Gustavo Ribas, de 26 anos, é usuário de telefones fixo e móvel, banda larga e tevê por assinatura. Ele e sua família montaram planos que atendessem às suas necessidades. No entanto, Gustavo admite que eles não usam todos os serviços contratados.
"Pensamos em cancelar a tevê a cabo, porque passamos muito tempo fora de casa e nem aproveitamos toda a grade", conta Gustavo, que acha imprescindível que a tevê seja digital, com opção de gravar programas para ver depois, mas abriria mão de canais infantis e de variedades.
Em relação ao celular, o publicitário se diz satisfeito com o serviço que "montou" com operadora. Ele paga R$ 160 por mês para ter direito a torpedos ilimitados e 300 minutos em ligações. Nos serviços de telefonia fixa e banda larga, Gustavo e sua família assinaram um pacote com minutos ilimitados de 1 megabyte (MB). "Cheguei a cotar com outras empresas que ofereciam uma mensalidade menor por uma banda larga mais rápida, mas, ainda assim, o que eu tenho atende ao que buscamos", diz.
Colaborou Pedro Brodbeck, especial para a Gazeta do Povo.



