Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Treinamento

Policiais do Paraná vão combater softwares piratas

A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) realizou em Curitiba na semana passada um treinamento de identificação de programas ilegais de computador, com o apoio do Ministério da Justiça. Participaram do encontro membros da Receita Federal, secretarias estaduais e municipais, policiais civis, militares, federais, rodoviários, guardas municipais e institutos de criminalística.

De acordo com André Barcellos, do Ministério da Justiça, o Paraná merece atenção especial no trabalho de combate à pirataria. "Foz do Iguaçu é a principal porta de entrada de produtos piratas no país", explica. "O combate à pirataria não é essencial apenas por ajudar a diminuir a evasão fiscal, o desemprego e a falta de investimento das empresas brasileiras", completa. "Ele é uma questão central de segurança pública, já que o faturamento dos piratas serve para financiar o crime organizado."

Até o fim do ano, a iniciativa passa por Porto Alegre, Ribeirão Preto, Campinas, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Goiânia, Brasília e Rio de Janeiro. Além de educar as autoridades locais o objetivo é apresentar um panorama sobre a pirataria no setor de software, os prejuízos causados para indústria nacional e o balanço das ações de combate à pirataria em cada região do país. Somente no primeiro semestre ocorreram 383 ações policias que resultaram na apreensão de mais de 650 mil CDs e em 34 prisões em flagrante. A expectativa é reunir, em cada cidade, cerca de 100 participantes.

Leia mais sobre pirataria em programas de computador em matéria da edição impressa da Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.