Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral do PR

Porto de Paranaguá recebe navio de cruzeiro alemão

Cerca de 1,4 mil turistas do navio alemão Aida Cara desembarcaram em Paranaguá nesta quinta. Expectativa é que eles gastem cerca de R$ 266 mil em um único dia

Navio de cruzeiro chegou a Paranaguá nesta quinta-feira | Sandra Terena/Gazeta do Povo
Navio de cruzeiro chegou a Paranaguá nesta quinta-feira (Foto: Sandra Terena/Gazeta do Povo)

O navio de cruzeiro alemão Aida Cara chegou ao Litoral do Paraná nesta quinta-feira (17) e se tornou o primeiro a atracar no Porto de Paranaguá para turismo nesta temporada. Os 1,4 mil passageiros e parte da tripulação deixaram a embarcação para conhecer a cidade e outros pontos turísticos da região. Entre os destinos estava a Ilha do Mel.

VÍDEO: Conheça um navio de cruzeiro por dentro

O capitão do navio, Thomas Mey, disse que, mesmo sem um terminal de passageiros, a impressão da passagem por Paranaguá foi ótima. Ele ainda ressaltou as condições de segurança e a limpeza do cais, em entrevista para a Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado.

Mey recebeu os secretários de Turismo, Faisal Saleh; e de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; e o superintendente do Porto, Airton Vidal Maron. Saleh acredita que esse foi um primeiro passo para a mudança do perfil do litoral paranaense, por conta da movimentação do comércio, do artesanato e da oferta de serviços ligados ao turismo que esse tipo de atividade proporciona.

A previsão é que as paradas regulares comecem já na próxima temporada. Neste ano, estão previstas apenas paradas técnicas. O objetivo é consolidar a atividade com um terminal de passageiros para que Paranaguá faça parte dos roteiros oficiais de viagens.

Segundo Maron, para receber o navio de passageiros, foi necessário alterar a programação dos navios de cargas e separar uma área do cais onde havia 500 veículos importados aguardando alfandegamento. Para o superintendente do Porto, o esforço valeu a pena.

Quem se mostrou satisfeito com o Litoral do Paraná foi o representante da Aida Cruises, empresa proprietária do navio, Feiz Taha. Para ele, o empenho do governo do Paraná foi fundamental para que o Aida Cara decidisse fazer quatro paradas técnicas em Paranaguá na temporada 2011-2012.

Dez ônibus foram colocados à disposição dos visitantes pela prefeitura de Paranaguá. O município também preparou uma recepção com apresentações culturais e tendas para venda de artesanato na Praça de Eventos 29 de Julho. Em apenas um dia, e expectativa do vice-prefeito de Paranaguá, Fabiano Elias, é que os visitantes deixem 150 mil dólares (cerca de R$ 266 mil) em consumo direto no comércio local.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
Tweet

Cultura e Lazer | 4:50

Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, recebe o primeiro cruzeiro da temporada 2011/2012. A reportagem da Gazeta do Povo foi até a embarcação e conferiu de perto a enorme estrutura do AIDA cara, da companhia Aida Cruises.

VER MAIS VÍDEOS

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.