• Carregando...

Os portos de Paranaguá e Antonina tiveram movimento recorde de 41 milhões de toneladas em 2011, aumento de 8% sobre o volume do ano anterior. A movimentação de soja, veículos e fertilizantes puxou o resultado.

Considerando apenas a movimentação do Porto de Antonina, o crescimento foi de 400%, com 1,54 milhão de toneladas. O salto ocorreu principalmente pelo uso do porto como alternativa ao desembarque de fertilizantes.

Outro destaque na movimentação foi a exportação de soja. Em 2011 foram 7 milhões de toneladas exportadas, volume 30% ao superior ao registrado em 2010. Considerando toda a movimentação do Corredor de Exportação, foram 14 milhões de toneladas de soja, milho, farelo de soja, açúcar e trigo exportados. A marca é a maior registrada pelo Corredor desde 2001.

"O ano de 2011 foi muito bom para os portos paranaenses. Batemos diversos recordes, recuperamos muitas cargas e a expectativa para 2012 é aumentar ainda mais essas marcas. Só na exportação de granéis, devemos ter um aumento significativo", afirmou por meio de nota o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron.

A exportação de açúcar fechou o ano em alta de 13%, totalizando 4 milhões de toneladas movimentadas. Os fertilizantes registraram alta de 25% em relação a 2010, fechando o ano com 9 milhões de toneladas importadas do produto.

A movimentação de veículos também registrou alta. Foram pouco mais de 230 mil unidades, volume 27% superior ao registrado no ano anterior. A movimentação de contêineres registrou leve alta, fechando 2011 com 680 mil TEUs movimentados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]