• Carregando...
José Sócrates insiste em não pedir socorro à União Europeia | Rafael Marchante / Reuters
José Sócrates insiste em não pedir socorro à União Europeia| Foto: Rafael Marchante / Reuters

Banco piora projeção de desempenho do PIB

Lisboa - O Banco de Portugal cortou sua projeção de crescimento econômico para este ano e para o ano que vem, e disse que será necessária a adoção de medidas substanciais para fazer frente às metas de redução do déficit do governo.

Em seu Boletim Econômico da Primavera, o banco central informou que prevê contração de 1,4% do PIB em 2011, acima da contração de 1,3% estimada no Boletim do Inverno. A projeção do PIB de 2012 foi revisada para crescimento de 0,3%, de expansão de 0,6% calculada antes, em parte refletindo medidas de corte do déficit.

Essas previsões levam em consideração somente as medidas para corte de déficit do orçamento já colocados em prática, informou o boletim. Ou seja, não consideram as medidas do governo rejeitadas pelo Parlamento na semana passada e que provocaram a renúncia de José Sócrates. O Banco de Portugal advertiu que serão necessárias novas medidas para cortar o déficit.

Agência Estado

São Paulo e Lisboa - A agência Standard & Poor’s (S&P) baixou ontem – pela segunda vez em menos de uma semana – a nota de classificação de risco da dívida de Portugal de "BBB" para "BBB-". A S&P já havia rebaixado a nota de Portugal na quinta-feira passada, pouco depois de medida similar adotada pela agência Fitch. Além de reduzir a nota de Portugal, a agência manteve o país em perspectiva negativa diante das dificuldades econômicas e de sua situação política, o que significa que pode haver novos rebaixamentos nos próximos meses.

Portugal enfrenta uma crise política desde a renúncia do primeiro-ministro José Sócrates, na quarta-feira passada, quando o Parlamento rejeitou seu novo plano de estabilidade financeira. A crise caiu nas mãos do chefe do Estado, o presidente Aníbal Cavaco Silva, que tenta evitar a quebra do país.

Sócrates, que permanece como interino, disse que seu governo não pretende pedir ajuda financeira mesmo diante da crescente pressão do mercado e atribuiu a crise política do país aos partidos da oposição. "Estou cansado de dizer que o governo não tem a intenção de pedir resgate", afirmou.

A perspectiva negativa, afirma a agência, reflete a possibilidade de que o am­­biente macroeconômico se deteriore e que a crise política afete a implementação de ajustes do orçamento deste ano para reduzir o déficit do país para 4,6%, metade do que alcançou em 2009. A perspectiva se deve também aos riscos representados pelo enfraquecimento sustentado da de­­manda interna, como consequência das medidas governamentais de austeridade e a "crescente hostilidade da opinião pública" sobre elas. As dificuldades da situação financeira e política podem afetar negativamente o sistema financeiro português e fazer com que haja "necessidade" de o país pedir ajuda, explicou a agência.

A S&P cortou ainda a nota de quatro brancos portugueses – Banco Espírito Santo, Banco BPI, Caixa Geral de Depósitos e Banco Santander Totta – para "BBB". Anteriormente, o Santander Totta tinha nota "A" e os demais, nota "A-".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]