O concurso da Agência Nacional de Águas (ANA), que oferece 152 vagas de nível superior, recebeu 23.651 inscrições (155,6 candidatos por vaga). O salário é de R$ 8.389,60.
O concurso terá duas etapas. A primeira engloba duas provas objetivas, prova discursiva e avaliação de títulos e de experiência profissional. A segunda etapa é o curso de formação, que terá duração mínima de 120 horas.
As provas serão aplicadas em todas as capitais, em 1º de março, às 9h e às 15h.
Os locais de aplicação das provas estarão especificados no Cartão de Confirmação de Inscrição, que será remetido ao candidato, por intermédio dos Correios, para o endereço do pedido de inscrição e, ainda, disponibilizados para consulta, no site www.esaf.fazenda.gov.br, durante os três dias que antecederem a realização das provas.
Os cargos são de analista administrativo, especialista em geoprocessamento e em recursos hídricos.
Os cargos de especialistas (112 vagas) exigem nível superior em qualquer área.
Já o cargo de analista administrativo (40 vagas) exige formação em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis e econômicas, comunicação social (jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas), tecnologia da informação e comunicação e qualquer área de formação.
Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas, após nomeados, serão lotados na ANA, em Brasília/DF ou, a critério da agência, em unidades administrativas regionais.



