• Carregando...
Participar ativamente de uma empresa júnior, ainda no período da faculdade, é uma das dicas de Sofia Esteves. | Bigstock/
Participar ativamente de uma empresa júnior, ainda no período da faculdade, é uma das dicas de Sofia Esteves.| Foto: Bigstock/

Segundo Sofia Esteves, fundadora do Grupo DMRH e Cia de Talentos, empresa responsável pelas seleções de novos talentos de várias das maiores empresas da América Latina, os maiores desafios que as empresas têm enfrentado na busca de talentos está justamente em encontrar um profissional que tenha as características de adaptação, resiliência, rápido aprendizado e protagonismo.

LEIA MAIS sobre Carreira

Para dar uma mão para quem está começando, Sofia listou 5 conselhos sobre o que todo jovem deve fazer para conseguir uma boa oportunidade:

Busquem caminhos para o autoconhecimento

O conhecimento se torna cada vez mais importante, pois permite que o jovem identifique as características e habilidades que possui e aquelas que precisa desenvolver ou fortalecer.

Desenvolva suas competências

Por meio de cursos ou de atividades extracurriculares, vá em busca de desenvolver competências como a capacidade de análise, comunicação clara, argumentação para vender ideias, trabalho em equipe e potencial de liderança. Participar ativamente de uma empresa júnior, inclusive, ajuda no desenvolvimento dessas competências.

LEIA TAMBÉM: BRF seleciona estagiários para a área industrial com bolsa-auxílio de R$ 2 mil

Valorize todas as suas experiências

As experiências trazem conteúdo, vivência e possibilitam ampliação de repertório. Ou seja, envolva-se em estágios de férias, intercâmbios, monitoria na faculdade, participação em atlética, trabalhos sociais, workshops, palestras, etc.

Participe de uma empresa júnior

A empresa júnior é uma excelente porta de entrada para o mercado profissional, pois ela proporciona uma experiência enriquecedora ao permitir que o estudante coloque em prática o que aprendeu na sala de aula, além de possibilitar que ele desenvolva e descubra características profissionais que desconhecia. Passar por essa experiência pode ser altamente enriquecedor, afinal, durante essa trajetória, é possível traçar um plano de carreira, que vai do cargo de trainee à presidência.

Aproveite ao máximo as experiências da universidade

Comprovamos que os universitários que participam de entidades estudantis possuem um desempenho muito melhor nos processos seletivos de estágio e trainees, tendo um índice maior de aprovação do que seus colegas que não viveram essa experiência. Nos primeiros anos de universidade, quando a maior parte ainda não consegue estagiar em empresas do mercado, essa é uma excelente alternativa para desenvolver as habilidades comportamentais e técnicas que vão ajudar na carreira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]