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Comunicação interna

A reação ao uso exagerado da web no trabalho

Empresas adotam medidas para aproveitar – e evitar – a concentração de tarefas realizadas através do computador

João Romeu Praia Augusto e Débora Schmitt, da Viapar: rádio interna agiliza o repasse de informações para os funcionários | Fabio Dias
João Romeu Praia Augusto e Débora Schmitt, da Viapar: rádio interna agiliza o repasse de informações para os funcionários (Foto: Fabio Dias)

Com o computador centralizando cada vez mais as tarefas no ambiente de trabalho, empresas paranaenses estão adotando uma série de ações para aumentar a produtividade e a interação entre seus funcionários.

A empresa O Boticário, por exemplo, estabeleceu uma política em que os funcionários são proibidos de trocar e-mails entre si todas as quartas-feiras. A ideia é que eles circulem internamente e conheçam outros departamentos.

Já na Viapar, concessionária que administra quase 550 quilômetros de rodovias nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná, uma opção escolhida para diminuir o tempo gasto na leitura de comunicados em e-mails e painéis é a rádio interna da empresa, sediada em Maringá. Segundo Bruna Ribeiro, uma das responsáveis pelo serviço, a rádio nasceu em 2006 para melhorar a comunicação com os cerca de 600 funcionários. "Temos a programação musical, mas também divulgamos o conteúdo informativo, como boletins de segurança do trabalho, dicas de etiqueta corporativa, comentários dos diretores da empresa sobre dúvidas dos colaboradores, enfim, aumentamos a interatividade. Agora, não dá para fugir totalmente das informações repassadas pelo computador. Um trabalho complementa o outro".

Uma empresa que resolveu aproveitar a sua própria mídia como ferramenta de comunicação foi a Paraná Clínicas, de Curitiba, especializada em planos de saúde empresariais. Sema­nalmente, todos os computadores da empresa apresentam um novo papel de parede que busca informar e motivar. "Nosso principal objetivo é colocar os colaboradores em destaque. Por isso, apresentamos informações direcionadas, cenas descontraídas ou a lista de aniversariantes, por exemplo. Além disso, reforçamos questões como os princípios e a filosofia da empresa, tudo por meio do desktop do computador", explica Luciana Piva, superintendente de Pessoas e Processos de Gestão.

Outro exemplo vem da Herbarium Laboratório Botânico, empresa com sede em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Lá, existe uma ação chamada "Dia do Profissional". No dia do farmacêutico, por exemplo, eles preparam um e-mail personalizado com a foto do colaborador e com uma explicação sobre o trabalho e importância desta pessoa na empresa. Além disso, o conteúdo ainda é colocado no portal da Herbarium na internet. "Realizamos essa atividade com todas as profissões dos nossos colaboradores. É uma forma de motivar as pessoas e manter contato com nossa equipe espalhada pelo Brasil", explica Joanita Plombon, supervisora de RH da Herbarium.

Redes sociais

Muitas empresas apontam weblogs, fotologs e sites de relacionamento como vilões, por tirar a atenção do funcionário. Mas para o professor Wesley Romão, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), as redes sociais não devem ser reprimidas, mas sim adaptadas. "É uma questão cultural. As redes sociais fazem parte da vida dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Não tem como a empresa ficar isolada, alienada a essa realidade. É preciso absorver a cultura, adaptá-la a sua área de atuação e torná-la útil ", explica ele, que coordena um curso de especialização em desenvolvimento de sistemas para a web. Romão defende que a adoção de redes sociais dentro das empresas também depende da conscientização dos funcionários, que precisam entender os limites. Segundo o professor, o ambiente das redes sociais facilita o surgimento da diversidade de perspectivas e opiniões, colaborando para a inovação das empresas. "Nas redes sociais ocorre a quebra da barreira da hierarquia, onde todos têm acesso a todos. Você tem a oportunidade de mostrar quem você é, podendo expressar suas opiniões e crenças", afirma ele.* * * * *

Interatividade

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