Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
carreira pública

As bancas que mais fazem concursos no Paraná não são famosas. Mas é bom conhecê-las

Diferente dos concursos nacionais, em que há um predomínio de bancas já consagradas, no Paraná os editais estão disseminados nas mãos de diversas instituições de menor porte

Conheça as bancas organizadoras que mais fazem os concursos do Paraná. | Valterci  Santos
/Arquivo Gazeta do Povo
Conheça as bancas organizadoras que mais fazem os concursos do Paraná. (Foto: Valterci Santos /Arquivo Gazeta do Povo)

Recentemente, a Gazeta do Povo falou das cinco principais bancas de concursos nacionais que organizam editais de grandes órgãos, bastante cobiçados pelos concurseiros especialmente pelos altos salários: Cespe/UnB, Esaf, Fundação Carlos Chagas (FCC), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Cesgranrio (para conhecer o estilo de cada uma, clique aqui).

Por que o Cespe é a banca mais temida pelos concurseiros?

Diferente dos concursos de abrangência nacional, em que há um predomínio das bancas organizadoras já consagradas, no Paraná – e provavelmente em todos os demais estados brasileiros – os editais estaduais e, principalmente, municipais estão disseminados nas mãos de diversas instituições de menor porte.

LEIA TAMBÉM: Vai fazer concurso? Conhecer o estilo das 5 principais bancas do país é crucial

Na prática, fica mais difícil para o candidato conhecer o perfil dessas bancas porque nem sempre existem informações suficientes disponíveis sobre essas instituições. A orientação dos especialistas, neste caso, é procurar as provas anteriores dessas bancas para refazer e treinar e buscar informações em fóruns e grupos de concurseiros.

Conheça o perfil de duas bancas paranaenses que fazem concursos estaduais

Neste ano até agora foram realizados 69 concursos no Paraná, 13 estaduais e 56 municipais, segundo levantamento feito pelo professor do Curso Aprovação e coach para concursos Carlos André. Segundo ele, é muito comum que a própria instituição organize o concurso e aplique a prova.

Dos 13 concursos estaduais feitos em 2017 no estado, seis foram realizados pelo próprio órgão que abriu o edital e sete editais feitos por bancas organizadoras, cada uma com um concurso cada: Cespe/UnB, PUC-PR, Fundação Carlos Chagas (FCC), Núcleo de Concursos da UFPR, Instituto Quadrix , Inaz do Pará e Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

LEIA MAIS: “CIA brasileira” fará concurso com 300 vagas e salários de até R$ 16 mil

No âmbito municipal, o número de bancas organizadoras está ainda mais disseminado. Dos 56 editais realizados nos municípios paranaenses neste ano, 7 foram feitos pela própria instituição. Outros 46 foram organizados por sete bancas diferentes que fizeram pelo menos mais de um concurso no estado neste ano.

O Instituto Saber foi o campeão, com 9 editais. Na sequência, aparecem KLC Concursos(6), Exatus (5) e  Fundação de Apoio à Universidade Estadual de Londrina (Fauel) (5), Grupo Alfa (4), FAU Unicentro (4), Unespar (4) e Unifil (2).

Veja quais as bancas que fizeram mais concursos no Paraná em 2017:

Concursos Estaduais

Feitos pela própria instituição: 6
Fundação Carlos Chagas (FCC): 1
Núcleo de Concursos da UFPR: 1
Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC): 1
Cespe/UnB:1
PUCPR: 1
Quadrix: 1
Inaz- Pará: 1

Concursos municipais

Feitos pela própria instituição: 7
Instituto Saber: 9
KLC Concursos: 6
Exatus: 5
Fauel: 5
Grupo Alfa: 4
FAU Unicentro: 4
Fundação Fafipa (Unespar): 4
Unifil: 2

Conheça o perfil de duas bancas paranaenses que fazem editais estaduais:

Núcleo de Concursos da UFPR

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma das bancas organizadoras mais importantes do estado, responsável pela realização de grandes editais, como, por exemplo, o último concurso para técnico do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), realizado em 2014 e o edital da Itaipu, com prova prevista para agosto deste ano. De acordo com Henrique Arns, diretor do Curso Luiz Carlos, a prova da Federal é muito bem elaborada e costuma abordar temas atuais e polêmicos. Portanto, o candidato deve ficar atento ao noticiário porque esse tipo de informação tende a aparecer como temática da redação ou de uma questão discursiva. Segundo Arns, as provas da UFPR têm questões claras e não costuma ser longa. No Direito, a banca mescla a “letra da lei” com doutrina. “É possível notar que um c,oncurso cuja banca é a UFPR costuma ser bem organizado sob vários aspectos, da prova à logística de distribuição dos candidatos”, diz Arns. Como o Núcleo é responsável também pelo Vestibular da UFPR, tem condições de realizar editais com grande número de inscritos, o que dá credibilidade à banca.

PUCPR

Responsável pelo último edital de Analista do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), para os cargos de Psicólogo e Assistente Social, a banca da PUCPR têm um estilo semelhante ao do Núcleo de Concursos da UFPR. A banca já fez concursos da magistratura estadual, Procuradoria do Estado, Sanepar, prefeituras, entre outros. A prova de múltipla escolha tem questões bem elaboradas e objetivas com nível de dificuldade médio, afirma Henrique Arns, diretor do Curso Luiz Carlos. No conteúdo jurídico, cobra muito a lei seca, ou seja, aquele candidato que conhece bem a legislação pura e simples tem boa chance de sucesso nas provas da banca da PUCPR.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.