Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
entrevista

As competências de um líder

Para Mário Cortella, o líder deve ser procurado pela equipe

Filósofo, professor universitário e um dos palestrantes mais requisitados do país, Mário Sérgio Cortella é referência em um tema que nunca sai de pauta no mundo corporativo: a liderança.

Para o especialista, cinco competências são essenciais para o líder – abrir a mente, elevar a equipe, inovar a obra, recrear o espírito e empreender o futuro. Cada uma, segundo Cortella, exige do líder coragem, paciência e humildade.

Coragem ele define como a capacidade de enfrentar o medo, conseguir fazer de outro modo, fazer aquilo que não está acostumado. Paciência não é a mesma coisa de lerdeza e a humildade não é subserviência, mas saber que não se sabe tudo. Liderar, para ele, é animar, motivar e inspirar ideias, pessoas e projetos, algo que requer sensibilidade. "Chefe você obedece, líder você procura", diz. Cortella também fala sobre sair do óbvio. "O óbvio nos deixa no mesmo lugar, temos de ir além, procurar a excelência, fazer mais do que a obrigação, pois ela é o ponto de partida".

Rotina

Para exemplificar seus conceitos, Cortella compartilhou um pouco de sua vida e seus hábitos. Um deles mostra um professor disciplinado. Acorda às 4h30 para ouvir meia hora de música, não exatamente as canções preferidas. Seleciona as que estão na cabeça dos jovens para os quais leciona. A cantora pop Lady Gaga, a banda The Black Eyed Peas e o estilo sertanejo universitário estão no seu repertório. "Tenho que saber onde meus alunos encontram emoção para conseguir me conectar com eles. Não preciso gostar de todas as músicas, mas devo respeitá-las ", afirmou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.