
Paixão antiga, o paisagismo só se tornou trabalho em tempo integral há pouco tempo para a engenheira agrônoma Lilian Taques Fonseca Buzato. Em 2005, ela abriu em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a Arte da Terra Garden, uma empresa especializada em móveis feitos com madeira rara, decoração e paisagismo. Na sexta-feira, Lilian viu seu trabalho ser reconhecido ao vencer a etapa regional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria "Proprietária de Micro e Pequena Empresa".
"Depois que os filhos saíram de casa, eu estava cansada de atuar na agricultura e pensei em montar alguma coisa na cidade. Arrendei as lavouras e fui fazer aquilo que eu sempre gostei, que é o paisagismo, mas devido às circunstâncias não tive oportunidade de trabalhar antes", conta ela. Ao lado de marido, um colecionador de longa data de madeira rara, ela viu o negócio prosperar. "Uma coisa foi puxando a outra e hoje faço projetos paisagísticos e também a implementação dos jardins, além de atuar na venda dos móveis feitos com imbuia, peroba rosa e guaritá, todas madeiras bastante valiosas", diz.
Cooperativa
Na categoria "Negócios Coletivos", a vencedora do prêmio foi a empresária Geni Theobald, presidente da Cooperativa de Mulheres Empreendedoras Sociais em Ação (Coopermesa), que funciona em Toledo, Oeste do estado. Ao lado de 22 mulheres, Geni coordena uma empresa que usa materiais que não possuem mais condições de uso e os transforma em novos produtos, como bolsas, jaquetas e mochilas. O ofício de costureira Geni aprendeu desde cedo, e quando adulta passou a vender, junto com duas colegas, peças produzidas com tecidos e retalhos em feiras da região de Toledo. "Nós transformávamos produtos que já existiam em novos. Nessa época, eu ia muito à sede da Associação Comercial e Empresarial de Toledo e lá fui convidada para ajudar outros artesãos. Assim, começamos a cooperativa e aprendemos a caminhar com as nossas próprias pernas", diz Geni.
As duas empresárias vão agora concorrer na etapa nacional do prêmio do Sebrae, que deve ter o resultado divulgado em março.




