Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ensino superior

Capes aprova 147 novos cursos de pós-graduação

Os interessados em fazer uma pós-graduação ganharam mais opções em diferentes áreas. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou 147 novos cursos, sendo 83 mestrados, 44 doutorados e 20 mestrados profissionais. As instituições de ensino superior, portanto, já têm autorização para criar as turmas.

Do total, 59 ficam na Região Sudeste - 16 no Estado do Rio e 21 em São Paulo. Entre os destaques fluminenses estão a UFF (microbiologia e parasitologia aplicadas - na área de ciências biológicas, e defesa e segurança civil), Uerj (ciência e tecnologia de materiais - engenharia, fisiopatologia e ciências cirúrgicas - medicina, e psicanálise - psicologia), Uenf (sociologia política), Fundação Getúlio Vargas (história), Escola de Direito da FGV (poder judiciário), Unigranrio (administração), Estácio de Sá (direito), Cândido Mendes (pesquisa operacional e inteligência computacional - engenharia) e Fiocruz (saúde pública e meio ambiente).

Os destaques paulistas são: USP (cursos de artes cênicas, artes visuais e nutrição em saúde pública), Unicamp (divulgação científica e cultural), Ufscar (antropologia social e engenharia urbana), Anhembi Morumbi (comunicação) e Mackenzie (engenharia de materiais).

Clique aqui para ver a lista completa . E aqui para conferir as relações mais antigas. Com a nova listagem, o total de cursos de pós-graduação no país passa a ser de 3.592.

Na última avaliação, a Capes recebeu 408 propostas de abertura de cursos. A área com maior de número de pós-graduações aprovadas foi a multidisciplinar, com 18 projetos. Em seguida, vêm engenharia e medicina, com oito, e saúde coletiva, com sete. Ainda serão analisados 36 cursos. E 225 cursos não foram recomendados.

Os integrantes do Conselho Técnico Científico da Capes se reuniram na semana passada, em Brasília, para avaliar as propostas. Antes, os 600 consultores de 45 áreas do conhecimento julgaram os projetos, baseados nos critérios de qualidade da Capes. Após a recomendação, os cursos receberão o reconhecimento do Conselho Nacional de Educação (CNE) e poderão ser criados pelas instituições.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.