Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Produto Interno Bruto

Cidades do interior produzem metade das riquezas do país

As cidades localizadas fora dos grandes centros urbanos foram responsáveis, pela primeira vez, por metade de toda a renda do Brasil no ano de 2003. Naquele ano, essas cidades passaram a ser responsáveis por 50% de todas as riquezas geradas pelo país, o Produto Interno Bruto (PIB). O valor é equivalente a R$ 1,5 trilhão. Em 1999, elas representavam 46%.

Os principais motivos foram as usinas e refinarias de petróleo, a agropecuária e aos incentivos fiscais que levaram empresas para o interior do país. O quadro, que representa uma parte da realidade brasileira, foi apresentado hoje (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em seu relatório O PIB (Produto Interno Bruto) dos Municípios 2003.

Enquanto isso, as capitais brasileiras perderam participação no PIB do país. Em 1999, elas possuíam 32% do PIB nacional e, em 2003, passaram a ter 28%. Entre as cidades que estão no topo do ranking nacional estão São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus e Belo Horizonte. Os demais municípios nos grandes centros conseguiram manter-se em 22%.

Os municípios que tiveram maior ganho percentual no ranking foram Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes e Macaé, as três no Rio, Paulínia, no interior paulista e Camaçari, no interior baiano. Além de Manaus.

O aumento da participação dessas cidades acontece pelo crescimento do setor industrial relacionado à extração do petróleo e ao seu refino. O cálculo do PIB dos municípios foi realizado pelos órgãos estaduais, com a coordenação, treinamento das equipes técnicas e acompanhamento dos trabalhos pelo IBGE. A única exceção ficou por conta do estado do Tocantins.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.