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Negócio próprio

Conhecimento técnico não garante o sucesso

Prestadores de serviço recebem anos de treinamento em área específica, mas chegam ao mercado sem saber administrar o próprio negócio

As sócias Renata, Taciana e Thaís: antes de abrir clínica, um ano trabalhando em outros estabelecimentos | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
As sócias Renata, Taciana e Thaís: antes de abrir clínica, um ano trabalhando em outros estabelecimentos (Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo)

Conhecer tudo sobre Direito não garante a um advogado sucesso profissional. Médicos, psicólogos, veterinários, contadores e outros prestadores de serviços também podem ter vasto conhecimento específico sobre a área em que atuam, e mesmo assim falhar no mercado trabalho quando decidem abrir o próprio escritório. A diferença entre o fracasso e o sucesso está, muitas vezes, na administração da própria prática profissional.

"Dominar a sua área de conhecimento não garante sucesso no mercado", diz o curitibano Fábio Zugman, doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Zugman é autor do livro recém-lançado Empreendedores Esque­cidos – um guia para médicos, advogados, contadores, arquitetos, psicólogos e outros profissionais administrarem melhor sua prática. "O problema é que esses profissionais receberam treinamento ou desenvolveram conhecimento em uma área específica, mas chegam ao mercado sem saber como administrar um negócio. Passaram pela faculdade sem uma única aula de Admi­nistração."

Foi o que ocorreu com Renata Guimarães e as duas sócias, Taciana Amaral e Thais Turra. Formadas em Veterinária, elas saíram da universidade dispostas a abrir uma clínica, mas tinham pouca noção de como tocar o próprio negócio. "Antes de abrir a nossa clínica, cada uma trabalhou em um estabelecimento diferente durante um ano. Fomos assistindo aos nossos empregadores para aprender. Quando decidimos abrir a clínica, também fizemos um curso rápido no Sebrae de gestão de empresas", conta ela. "O resto fomos aprendendo no dia a dia. Perguntando para os pais e os irmãos, que têm mais experiência com administração" . Hoje, elas dividem as tarefas mais burocráticas. "Uma faz a parte financeira e de crédito, uma cuida da área de seguros de animais e outra fica responsável pelos pedidos e o estoque", conta Renata.

Esquecido

No livro, Zugman não ensina termos complexos de contabilidade ou como usar planilhas para administrar o fluxo de caixa. "A administração é tudo o que você faz para que possa trabalhar em paz", sintetiza. As lições estão mais relacionadas às pequenas tarefas do dia a dia que podem tornar a gestão mais eficiente. Um dos métodos ensinado é o "se, então". A ideia é planejar situações futuras para evitar o desgate de tomadas de decisões constantes. "O truque é não ficar tomando decisões a toda hora. Então, no começo do dia, o profissional pode planejar algumas coisas. Se o paciente X faltar, por exemplo, então ele vai ao banco. Ou se ele tiver duas horas vagas, então vai se dedicar a terminar um artigo científico", conta Zugman.

Outro tema abordado no livro é a experiência com o cliente. "É preciso pensar na experiência completa do consumidor, desde o momento em que ele fica sabendo do negócio até a relação após ele ter virado um cliente cativo. Até a maneira de se apresentar, a roupa utilizada, é importante. "

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