A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes) recebeu 474 propostas para criação de cursos novos de mestrado, doutorado e mestrado profissional. O número de projetos apresentados este ano cresceu 7% em relação ao ano passado, quando 442 pedidos de cursos novos foram apresentados à Capes.
De acordo com o site da Capes, as áreas que tiveram mais pedidos foram a multidisciplinar, com 79 projetos de cursos; e a de Ciências Sociais Aplicadas, com 75. Em 2002, foram 380 propostas e em 2003, 440 inscritas.
Nos últimos três anos foram criados 582 novos cursos de pós-graduação no País.
O presidente da Capes, Jorge Guimarães, avaliou como positiva a grande procura por abertura de cursos novos de programas de pós-graduação. Ele acredita que a pós-graduação pode resolver deficiências do Brasil na área de ciência e tecnologia. "Podemos verificar que as propostas são em áreas importantes de inovação não só de Engenharias e Biológicas, mas também nas Ciências Sociais e Humanas", disse.
Os projetos foram encaminhados por meio do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN), instrumento usado pelas pró-reitorias das instituições de ensino superior para apresentarem as propostas de cursos novos de pós-graduação. No documento eletrônico, elas devem comprovar a capacidade de oferecer um curso de qualidade. Entre as informações necessárias estão a qualificação do corpo docente, a produção científica de cada professor, as instalações de laboratórios, e a capacidade de produção de conhecimento.
A partir de agora os processos serão analisados pelos comitês de áreas. De acordo com o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, a meta é avaliar as propostas - inclusive em nível de recurso - em seis meses. "Dos pedidos que ingressaram em 2004 somente se conseguiu chegar a esse patamar de 95 por cento após 10 meses - e este já foi um avanço em relação aos anos anteriores," compara. E complementa afirmando que, este ano, foi consolidada uma inovação, que é o APCN.
"O novo instrumento se mostrou mais simples para o usuário, bem como mais transparente para o Conselho Técnico Científico da Capes, que é o órgão que delibera sobre os pareceres encaminhados pelas comissões de área. Estas dão um parecer conclusivo, mas é o CTC que o homologa - ou não. E para nós é fundamental que a comunidade possa julgar a qualidade dos cursos aprovados. O APCN permite isso", conclui.
Veja os números
Multidisciplinar - 79
Ciências Sociais Aplicadas - 75 (das quais 29 Administração, 18 Direito)
Ciências Humanas - 62 (das quais 22 Educação e 12 História)
Saúde - 56 (das quais 14 Odontologia)
Ciências Agrárias - 47 (das quais 27 Ciências Agrárias I, 11 Medicina Veterinária)
Engenharias - 41 (das quais 14 Engenharias III)
Ciências Exatas - 39 (das quais 15 Ciências da Computação)
Ciências Biológicas - 28 (das quais 19 Ciências Biológicas I)



