
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) abriu processo seletivo para o preenchimento de 706 vagas de despachante, em 324 dos 399 municípios do estado. O edital foi publicado na semana passada.
A cidade com maior número de vagas no concurso para despachantes é Curitiba, com 38 oportunidades. Em seguida, vêm São José dos Pinhais, com 24 vagas, Maringá (19), Colombo (13), Ponta Grossa (11), Cascavel (10) e Pinhais (10). Do total de oportunidades, nove são reservadas a portadores de necessidades especiais e 21 a afrodescendentes.
Segundo o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, o concurso é um dos benefícios da nova lei que regulamenta a atividade dos despachantes no estado. "Entre outras melhorias para a classe, a lei estabeleceu novos critérios para aprovação em concurso público na função, com mudanças na grade curricular, e novo parâmetro para o número de despachantes em cada município", disse Traad à agência de notícias do governo estadual.
Agora, municípios com até 10 mil veículos podem ter dois despachantes. A cada 5 mil novos veículos, mais um despachante será autorizado a atuar. Na antiga lei, eram dois despachantes autorizados a cada seis mil veículos. Atuam hoje no estado 850 despachantes, que são responsáveis por 70% dos processos que chegam ao Detran.
Inscrições
Para se candidatar, basta ter concluído o ensino médio. As inscrições devem ser realizadas no site www.noroesteconcursos.com.br, mediante pagamento de uma taxa de participação no valor de R$ 100. Será possível se inscrever até o dia 11 de novembro.
Provas
O teste seletivo para o credenciamento de novos despachantes será feito com uma prova objetiva de conhecimentos e um Curso de Capacitação de Despachantes de Trânsito, ambos em caráter eliminatório.
A prova objetiva terá 70 questões de múltipla escolha, sendo dez para cada matéria: língua portuguesa, matemática, legislação de trânsito, legislação do IPVA, legislação de despachantes, noções de direito administrativo e teoria geral do Estado.
A prova escrita será realizada em 16 de fevereiro de 2014, simultaneamente, em Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá e Guarapuava. A escolha da cidade de realização da prova independe do município para o qual o candidato concorre à vaga.



