Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Inovação

Empresas estimulam novas ideias

Companhias abrem canais de comunicação para que seus funcionários façam sugestões que melhorem produtos e procedimentos

 |

Programas para incentivar os funcionários a contribuir com ideias inovadoras são uma prática consolidada nas companhias de tecnologia, e que começa a se estender para outros setores. Algumas fábricas e empresas de prestação de serviço já identificaram o potencial das ideias que surgem de dentro da organização e estão valorizando a opinião dos colaboradores antes da tomada de decisão.

Consultores de recursos humanos avaliam que essa concentração de esforços para captar ideias inovadoras é recompensada por um desempenho melhor das empresas no longo prazo. O diálogo sobre o aperfeiçoamento contínuo de produtos e procedimentos, quando bem aproveitado, tem grandes chances de desembocar em maior produtividade e em redução de custos – além de criar um ambiente de trabalho melhor.

A gerente de assessoria em Gestão de RH da KPMG em Curitiba, Andréa Barcellos, destaca que não é fácil fazer com que os funcionários pensem "fora da caixinha", especialmente em indústrias ou empresas muito normatizadas. "Os processos às vezes são muito rígidos e, por tabela, o colaborador não ousa pensar em nada além da sua função", diz. No entanto, as boas ideias podem vir de qualquer lugar, independentemente do nível hierárquico. "Às vezes um estagiário ou um trainee pode chegar da rua com uma cabeça superoxigenada, com uma visão diferente, perguntando ‘por que vocês fazem isso desse jeito?’", comenta.

O desafio para as empresas é executar uma mudança comportamental: que a inovação entre no DNA do funcionário junto com o comprometimento com suas funções. "O objetivo é motivar o funcionário a pensar ‘de que forma posso melhorar, posso fazer isso de forma diferente?’ Quem passar a pensar assim será capaz de cuidar da lojinha como se fosse sua", diz Andréa.

Já a consultora de RH da CC&G Gestão de Pessoas, Ivonete Cardozo, destaca o benefício psicológico de dar a oportunidade ao colaborador não apenas de reclamar do que está ruim, mas também de propor o que pode ser melhorado. "O olhar de quem executa o processo normalmente é diferente do gestor, e à medida em que ele vê os desdobramentos das suas ideias, tem o seu comprometimento com a companhia fortalecido", diz.

Cuidados

No entanto, Ivonete alerta de que são necessários alguns cuidados para que esse tipo de programa não caia em descrédito e não se torne um mero canal de reclamações. Responsabilidade no uso das ideias e transparência na avaliação são imprescindíveis para manter a credibilidade no processo de inovação. "O programa de incentivos deve ter uma política e uma estrutura que fiquem claras para todos, especialmente as formas de avaliar as novas sugestões. Caso o processo de avaliação caia em descrédito, os efeitos gerados podem ser inversos. O funcionário pode se sentir injustiçado ou desmotivado por ter investido e defendido aquela ideia", diz a consultora.

Para a especialista, a gestão é quase tão importante quanto a captação e fomento das sugestões. Quando boas ideias não podem ser imediatamente aproveitadas, seja por restrições de orçamento ou porque envolvem uma mudança de cultura, é que entra a necessidade de transparência. "As lideranças normalmente não hesitam em afirmar que são abertas a novas ideias, mas muitas vezes relutam em explicar os motivos pelos quais aquele momento não é apropriado para elas serem implantadas", diz.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.