Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aumento

Energia de Itaipu fica 12,10% mais cara

A energia da usina hidrelétrica de Itaipu está 12,10% mais cara. O quilowatt passou de US$ 21,5311 para US$ 19,271. O aumento foi homologado nesta segunda-feira pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é retroativo ao dia 1º de outubro e terá validade até 31 de dezembro de 2006. Portaria 338 do Ministério da Fazenda, publicada na última sexta-feira, autorizou o aumento.

A justificativa é que Itaipu tem receita em dólar e despesas em real, como salários e despesas com manutenção. Com a desvalorização do dólar em relação à moeda brasileira, as despesas de Itaipu aumentaram.

O aumento somente será repassado para os consumidores na época do reajuste das distribuidoras. As empresas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste que são cotistas da usina são: Light, Ampla, Cemig (MG), Eletropaulo, Escelsa, CEEE (RS), AES Sul, RGE, Celesc, Copel (PR), Bandeirante, Piratininga, CPFL, Elecktro, Enersul (MS), CELG (GO), CEB (DF), Cemat (MT).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.