Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrevista

Falar mal da antiga empresa não pega bem

Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas

 | Divulgação
(Foto: Divulgação)

Quais as vantagens de sair amigavelmente de uma empresa?

Manter bons contatos com ex-empregadores e ex-colegas de trabalho enriquece o networking, facilita a indicação para novas vagas e a troca de informações estratégicas. No futuro, o profissional poderá ainda ter sua ex-empresa como cliente, caso a opção seja a carreira solo ou trabalhar como consultor.

Em tempos de redes sociais, quais cuidados devem ser tomados?

É preciso ter muito cuidado, pois uma opinião ou conversa que antes poderia ficar restrita a poucas pessoas, agora pode ganhar enormes proporções e ser compartilhada por milhares de pessoas via redes sociais. Por isso, preste atenção, pois não pega nada bem, principalmente para seus futuros recrutadores, falar mal de seu ex-emprego.

Uma saída turbulenta pode comprometer a imagem do profissional no mercado de trabalho?

Pode comprometer e muito. Evite manifestações de desequilíbrio emocional, como choro e ameaças. Além disso, cortar o vínculo social com as pessoas e falar mal da empresa depois de sair, inclusive pelas redes sociais, não pega nada bem. O prejuízo será todo seu, você perderá qualquer possibilidade de boas referências, de indicações ou qualquer outra informação que possa ser importante no futuro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.