Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Polêmica

Fonte do M.A diz que amostras da aftosa do PR estão sob suspeita

“Se não aparecerem as proteínas do vírus ou da vacina, ficará provada a fraude” , afirmou um diretor do ministério da Agricultura

Mais uma notícia deve abalar a relação entre o Governo do Paraná e a União. O jornal "Valor" publicou nesta sexta-feira o depoimento de um dirigente do Ministério da Agricultura que afirma que existe a suspeita de que o estado teria fraudado as amostras enviadas ao laboratório oficial para a constatação se existe ou não aftosa no Paraná.

De acordo com a reportagem assinada pelos jornalistas Mauro Zanatta e Marli Lima, a suspeita de fraude é um dos motivos que estão atrasando o laudo oficial sobre a existência de febre aftosa no Paraná. O dirigente, que não teve o nome identificado na reportagem, afirmou ao jornal que justamente pelos testes feitos até agora terem dado resultados tão "limpos" há a desconfiança no Ministério que o estado tenha mandado "sangue de bezerros que sequer tinham idade para ser vacinados."

"Se não aparecerem as proteínas do vírus ou da vacina, ficará provada a fraude" disse o dirigente, que acompanha o episódio desde o anúncio da suspeita da aftosa.

A notícia da possível fraude vem um dia após o secretário da Agricultura em exercício, Newton Phol Ribas, ter afirmado que o Ministério teria sugerido, durante uma reunião realizada no dia 9 em Brasília, que o estado assumisse a existência da doença para que o Brasil reconquistasse a credibilidade junto ao Mercado Internacional, em virtude da grande demora nos resultados dos laudos.

Procurado na manhã desta sexta-feira, o governador em exercício e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, afirmou, por meio da assessoria de imprensa do Palácio Iguaçu que deve se pronunciar nesta tarde a respeito das declarações de Ribas e sobre a notícia divulgado pelo "Valor" com a suspeita de fraude. Newton Phol Ribas e Orlando Pessuti se encontravam em viagem pelo interior do estado.

Oficialmente o Ministério da Agricultura, ainda segundo o jornal, nega a suspeita de fraude na coleta das amostras. Em nota oficial, a Ministério também nega que tenha feito a proposta ao secretário.

Veja a íntegra da matéria do jornal "Valor". (Acesso exclusivo para assinantes)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.