"Basta gostar de cinema". Este é o único requisito para fazer uma especialização em Cinema em uma instituição de ensino superior, de acordo com a coordenadora do curso de especialização em Cinema da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Denize Araujo. Os cursos geralmente são abertos a pessoas graduadas em qualquer área de conhecimento.
Segundo Denize, aquele que freqüenta uma pós em Cinema pode seguir dois caminhos tendo um diploma em mãos. "Ele pode entrar para a carreira acadêmica, de fazer pesquisas e continuar em um mestrado ou pode virar roteirista, crítico, tem bastante alternativa. Mas não vai ser um cineasta", explica.
Para a professora, as turmas de especialização em cinema são diferentes do que se encontra em outros cursos. Ela afirma que geralmente as pessas estão interessadas no conhecimento desta arte, muito mais do que na questão financeira. "Eu já dei aula em outro curso e é bem diferente. É muito interessante porque não é um curso que se diga que vai ganhar dinheiro, como um mestrado ou doutorado. As pessoas que fazem é porque gostam de cinema, então o astral é bem diferente", avalia.
Denize Araujo é formada em Literaturas (língua inglesa e portuguesa) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), no mestrado em Cinema pela Universidade da Califórnia e PhD em Literatura Comparada, Cinema e Arte pela Arizona´s State University.



