Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Concursos

Instituto Rio Branco abre hoje inscrições para 105 vagas de diplomata

Começam hoje as inscrições para o concurso público que vai preencher 105 vagas para a carreira de diplomata do Instituto Rio Branco. O edital foi publicado ontem no Diário Oficial da União. O salário inicial da carreira é de R$ 10,9 mil.

Para participar, os interessados devem ter concluído curso superior em qualquer área e serem maiores de 18 anos. O concurso reserva 6 vagas para portadores de deficiência física. As inscrições vão até o dia 12 de fevereiro, pelo site www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2009.

Para confirmar a inscrição é necessário pagar taxa no valor de R$ 110 – o boleto deve ser impresso do site e pode ser quitado em qualquer agência bancária, dos Correios ou casas lotéricas até 13 de fevereiro.

Os candidatos ainda deverão obter o Guia de Estudos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata 2009, que será disponibilizado no site da empresa organizadora até o final do mês de janeiro.

Isenções

É oferecida isenção de pagamento da taxa para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico) e membros de famílias cuja renda seja de até três salários mínimos. O requerimento pode ser preenchido na internet. O resultado será divulgado até 10 de fevereiro de 2009.

Provas

Os candidatos serão avaliados em quatro fases: prova objetiva, de caráter eliminatório; prova escrita de português, de caráter eliminatório e classificatório; prova escrita de história do Brasil, de geografia, de política internacional, de inglês, de noções de economia, de noções de direito e direito internacional público; e prova escrita, de caráter classificatório, de espanhol e francês.

As provas serão aplicadas em 18 capitais, incluindo Curitiba. Os aprovados neste processo ainda participarão de curso de formação no Instituto Rio Branco antes de assumirem efetivamente suas funções.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.