• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, no programa semanal de rádio Café com o Presidente, que o Brasil está dialogando de modo transparente com a União Européia sobre o foco de febre aftosa detectado em um município de Mato Grosso do Sul semana passada. O presidente Lula lembrou que Brasil tem o compromisso de comunicar aos países qualquer caso dessa natureza.

- Nós mostramos aos portugueses, mostramos aos governantes que participaram do Encontro Ibero-Americano e vamos mostrar para a Rússia que nós temos um foco. Esse foco já foi debelado. Já matamos todas as reses. Já fizemos as barreiras nas fronteiras que era preciso fazer - afirmou.

De acordo com o presidente, as ações que estão sendo tomadas revelam o compromisso do país de não permitir que o foco se alastre e prejudique a economia brasileira.

-Eu acho que nós vamos mostrar ao mundo a eficácia e a ação do governo no sentido de não permitir que um caso isolado de febre aftosa possa prejudicar o comércio de carne do Brasil com o mundo - acrescentou.

Lula está na Europa desde quarta-feira, para uma visita a Portugal, Espanha, Itália e Rússia. Segundo ele, "essa é uma viagem de concretização do trabalho que o Brasil vem fazendo há muitos anos com países importantes como esses".

O presidente destacou a importância da parceria entre Portugal e Brasil para o processo de abertura do mercado da União Européia aos países sul-americanos.

- Portugal é um país importante, que pode ser uma porta de entrada do Brasil para uma parcela significativa da União Européia. O Brasil pode ser uma porta de entrada para Portugal no Mercosul e na América do Sul.

Ainda nesta segunda-feira, o presidente participará de seminário com empresários italianos interessados em investir no Brasil. Para ele, a apresentação de projetos prioritários de desenvolvimento do país será uma das formas de atrair investimentos italianos.

- É para isso que nós estamos viajando. Para gerar mais riquezas. Gerarmos mais empregos, mais distribuição de renda e melhoria das condições de vida do povo brasileiro - disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]