A marca Disapel, avaliada em R$ 2,2 milhões, irá a leilão no dia 16. A rede paranaense de lojas que cobrava "um beija-flor de entrada", numa referência à ilustração da nota de R$ 1 não conseguiu pagar a dívida da concordata, requerida em janeiro de 1999, no valor de R$ 150 milhões, e teve falência decretada em junho de 2000. As informações são da repórter Mirian Gasparin, da Gazeta do Povo.
Fundada em 1964 e controlada pela família Turkiewicz, a Disapel era a segunda maior rede de eletrodomésticos da Região Sul e a maior do Paraná, quando entrou em crise com a inadimplência alta e a concorrência dos hipermercados. Há cinco anos, foram vendidos em leilão por R$ 12,1 milhões os 81 pontos da Disapel. O arrematante foi a rede Ponto Frio, que fechou algumas lojas. A marca será vendida pela melhor oferta e poderá ser usada imediatamente. Para o leiloeiro público oficial, Jorge Nogari, "ainda é forte o apelo do nome Disapel para o consumidor do Paraná, sobretudo junto às classes B, C e D."
Serviço: Leilão da Marca Disapel, dia 16 de dezembro, às 14 horas, no átrio da 4.ª Vara da Fazenda, Falências e Concordatas de Curitiba, a Rua Mauá, 920, 15.º andar.



