A partir do ano que vem, o McDonald's informará na embalagem o conteúdo nutricional dos alimentos que oferece aos consumidores. Segundo comunicado divulgado na noite de terça-feira pela empresa, as embalagens dos hambúrgueres, batatas fritas e demais produtos trarão cinco "ícones" para indicar seus níveis de calorias, proteínas, gordura, carboidratos e sódio, em termos absolutos e a percentagem do consumo diário recomendável.
O McDonald's de torna assim a primeira rede de "fast-food" a informar o cliente sobre os valores nutricionais de seus alimentos.
A inovação, que já havia sido aprovada em estudos pilotos na Espanha, Colômbia, Hong Kong e Escócia, vai ter início na Itália em fevereiro, para coincidir com os Jogos Olímpicos de inverno de Turim. Será introduzida também no primeiro semestre de 2006 na América do norte, Europa, Ásia e América Latina.
A expectativa é de que no fim de 2006 as embalagens informativas já estejam em 20 mil dos 30 mil restaurantes da rede em todo o mundo.
- Os clientes nos procuram em números recordes e levamos muito a sério a confiança em nossa marca. Por isso, queremos que tenham informação fácil de entender sobre os valores nutricionais. Estamos colocando a informação que os consumidores necessitam em suas mãos - disse o diretor-gerente do McDonald's, Jim Skinner.
A medida foi recebida como uma "passo à frente" por uma organização dedicada à saúde e nutrição públicas, o Centro para a Ciência e o Interesse Público, mas seu presidente, Michael Jacobson, considerou que seria mais útil que a informação constasse nos painéis onde a empresa expõe seu cardápio.
- A informação na embalagem é útil, mas não permite que as pessoas comparem os produtos. Se estivesse no painel do cardápio muitas pessoas trocariam seu pedido de batatas fritas por uma porção menor, pedindo, por exemplo, um refrigerante light ou um hambúrguer normal, em vez de um cheeseburger - disse Jacobson ao jornal "The New York Times".
Jacobson acrescentou que os clientes vêem a informação só depois que recebem o pedido. Segundo ele, para saber quantas calorias estão comendo no total, "terão que fazer somas", quando a informação poderia constar no cardápio junto com as ofertas de "menus combinados", como o "McLanche Feliz" para crianças.
O jornal lembrou que, recentemente, o McDonald's teve que enfrentar pelo menos três processos relacionados com obesidade e má nutrição dos consumidores. Além disso, a empresa vem sendo pressionada por causa da repercussão gerada com o filme "Super Size Me", no qual um homem passa 30 dias se alimentando apenas com produtos do McDonald's, o que acabou acarretando vários problemas de saúde.



