Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mundo corporativo

Melhores empresas para trabalhar no Paraná serão conhecidas hoje

Revista especial da Gazeta do Povo traz amanhã as 20 organizações do ranking, que serão anunciadas na noite desta quarta-feira. Levantamento foi feito pelo instituto Great Place to Work

A Volvo, fabricante de caminhões, chassis de ônibus, cabines e motores, está defendendo o título conquistado em 2010 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
A Volvo, fabricante de caminhões, chassis de ônibus, cabines e motores, está defendendo o título conquistado em 2010 (Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)

Durante os meses de setembro e outubro deste ano, uma avaliação minuciosa do instituto Great Place to Work elegeu as 20 me­­lhores empresas para trabalhar no Paraná. O ranking das escolhidas será conhecido hoje à noite, em evento promovido pela Gazeta do Povo. A seleção, realizada pelo segundo ano consecutivo no estado, foi feita a partir de 92 inscrições, número 36% maior do que no ano passado. Como critério básico, as participantes precisam ter mais de 50 colaboradores e atuar há três anos ou mais no mercado nacional ou internacional. O Great Place to Work é a mesma organização que faz há 15 anos o ranking das melhores empresas para trabalhar no país, material publicado anualmente pela revista Época.

A metodologia da pesquisa, feita no Paraná com o apoio da Rebelo Gloger Advogados Asso­ciados, é a mesma em 45 países: 67% da nota vem de 60 respostas dadas por funcionários de cada empresa; os 33% restantes são de informações dadas pelo departamento de recursos humanos das organizações. "Por esse método, a maior parte da nota vem dos próprios funcionários. O que as 20 melhores do ranking do Paraná têm em comum, portanto, é a satisfação de seus colaboradores", comenta a gerente de marketing do GPTW, Viviane Rocha. O objetivo do instituto com a seleção anual das empresas é a de estimular a adoção de boas práticas de governança corporativa. "E todo o processo é sigiloso. As respostas dos funcionários vêm direto para o GPTW, sem passar pela direção da empresa."

O presidente do GPTW, Ruy Shiozawa, lembra também que os rankings do instituto, tanto o nacional quanto os regionais – além do Paraná, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Per­nambuco, Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também têm as suas pesquisas locais –, ajudam nas escolhas de carreira da população. "Nesse sentido é quase um serviço de utilidade pública. As pessoas estão atrás de boas empresas para trabalhar e hoje podem se dar ao luxo de selecionar", comenta Shio­­zawa.

Além do ranking e do perfil de cada empresa ganhadora, a revista especial que vem encartada na Gazeta do Povo de amanhã também joga luz em temas atuais do mundo corporativo, como a necessidade de inovação, o crescimento dos programas de trainee e as orientações para quem quer seguir carreira nas melhores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.