A moda praia tem a ver com acessórios leves e coloridos, para enfeitar sem atrapalhar. E, neste verão, a tendência é de que a matéria-prima de colares, brincos, anéis, sandálias, pulseiras, chapéus e bolsas venha diretamente da natureza para combinar com o mar, o sol e a areia.
Cocos, sementes, fios, pedras, conchas, escamas e ossos de peixe são materiais perfeitos, que misturam leveza e beleza. "O resgate da natureza e a valorização do trabalho artesanal está muito em alta na moda brasileira deste ano, principalmente nas praias", afirma a estilista Mirian Paintinger, professora do curso de moda no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
"Na hora de criar, aproveita-se tudo o que a natureza oferece, passando a agregar valor nos produtos de consumo, que são adaptados e personificados, o que chamamos de customização", explica Mirian. Segundo ela, a mistura de vários elementos naturais resulta na combinação perfeita para a temporada de verão. "Esses materiais não esquentam no corpo e combinam com o ambiente praiano."
E quem circula pela praia percebe que os elementos da natureza nos acessórios de praia estão por toda parte. Nos pequenos detalhes, enfeitando as orelhas, os pulsos, os dedos, as pernas, o pescoço e até as roupas. Chinelos e bolsas ganham um toque especial com pedrinhas e peças de madeira. Roupas e chapéus têm a preferência quando confeccionadas com miçangas ou sementes. "Vende muito. Os clientes gostam dos detalhes, que têm tudo a ver com praia", conta a comerciante Andréia Lurders.
"A moda brasileira está mergulhando em seu país, em suas riquezas naturais, e o mundo tem adorado isso", diz Mirian, se referindo à França, onde as pedras e sementes brasileiras são exportadas em grande escala. "Faz o maior sucesso por lá."
Para compor com os acessórios, as cores que mais combinam são o marrom, o mostarda, o laranja e o verde. "Tons próximos à cor natural da matéria-prima", afirma a estilista Mirian, do Senac.



