A partir de 2010, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) contará com mais um curso de pós-graduação strictu sensu. O curso de Mestrado em Letras com ênfase em Linguagem, Identidade e Subjetividade foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na segunda-feira (15). Serão abertas 20 vagas, para as quais haverá processo seletivo e existirão duas linhas de pesquisa: Subjetividade, Texto e Ensino" e "Pluralidade Lingüística, Identidade e Ensino", segundo informa a Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo estadual.
O novo curso será vinculado aos departamentos de Letras Vernáculas e de Línguas Estrangeiras Modernas e contará com 12 docentes. "O curso de Letras é bastante antigo, anterior inclusive à formação da UEPG. Nesse contexto, o Mestrado é fruto de um trabalho contínuo de professores que discutem a pesquisa em Letras há mais de dez anos", disse à AEN a professora Letícia Fraga - doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) -, que coordenará o novo mestrado da UEPG.
A grade curricular será composta por duas disciplinas obrigatórias e 13 optativas. O título de mestre será obtido após o aluno ter cumprido oito créditos nas disciplinas obrigatórias e 16 nas optativas - 15 horas em uma disciplina equivalem a um crédito.
Os principais objetivos do curso são a formação de professores e pesquisadores qualificados para trabalharem com questões relacionadas às diversas formas de linguagem (estudo de textos, reflexões sobre a linguagem, literatura, entre outros).



