Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novo curso

Parceria inédita Unicenp-UFPR oferece primeiro doutorado associado em Administração

A proposta da associação entre uma instituição privada e outra pública foi aceita pela Capes em 17 de outubro

Uma parceria entre o Centro Universitário Positivo (Unicenp) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai oferecer o primeiro doutorado em Administração do país fruto de associação entre uma instituição particular e uma pública. A proposta foi aceita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) em 17 de outubro. O curso já existe na UFPR, da forma tradicional, desde 2005. Agora é o Unicenp que deve implantar a nova pós-graduação, que também é o primeiro doutorado da instituição, para estabelecer a parceria.

Quem garante o ineditismo da associação na área é o coordenador do mestrado em Administração do Unicenp e futuro responsável pelo doutorado, professor Clovis Machado-da-Silva. "Temos dois objetivos que nos levaram a criar o curso: formar professores para os mais de 2 mil cursos de administração do país e, principalmente, produzir conhecimento científico. Não podemos ficar o tempo todo importando esse conhecimento de outros países. O Brasil precisa de doutores qualificados", explica.

O professor, que também é docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR, diz que os cursos devem funcionar de forma independente, mas com semelhanças que vão garantir a possibilidade do desenvolvimento de atividades conjuntas. "Cada curso vai emitir o diploma para os seus, mas os alunos vão compartilhar de algumas disciplinas em comum, poderão realizar pesquisas em conjunto ou participar de atividades desenvolvidas na outra instituição", afirma Machado-da-Silva. Entre outros pontos semelhantes, também os critérios de seleção e admissão de candidatos, além da gratuidade do curso. Neste primeiro ano, serão ofertadas seis vagas em cada instituição.

No entanto, também há diferenças, que não deixam de ser produtivas. As diversas especialidades dos professores possibilitam uma maior amplitude na formação dos doutorandos. "Eles poderão escolher entre uma maior variedade de áreas. É como unir dois carros, um de asfalto e um para lugares acidentados. O resultado é um veículo que pode percorrer os dois terrenos", explica o professor.

O coordenador do doutorado da UFPR, professor Pedro José Steiner Neto, também aposta na versatilidade, mas diz que não há dependência de nenhuma das partes. "Nos associamos para ampliar as possibilidades dos nossos alunos. Mas tanto o Unicenp quando a Federal têm plenas condições de sustentar seus cursos sozinhas", diz.

O curso do Unicenp oferece área de concentração em Organizações, Gestão e Sociedade, com duas linhas de pesquisa: estratégia, mudança e internacionalização; e tecnologia, inovação e empreendedorismo. O foco será nas relações entre mercado, cultura, Estado e desenvolvimento econômico-social. As inscrições devem ser abertas na segunda quinzena de novembro, quando o programa completo do doutorado estará à disposição na internet, no site do Unicenp. O prazo final para realizar a inscrição deve ser o fim de janeiro.

A seleção, que ocorre em fevereiro, é igual a do curso da UFPR. Na primeira etapa, que é eliminatória, são computados os resultados de dois testes, que o candidato deve apresentar na inscrição: o teste de suficiência em inglês TOEFL e o teste da Anpad, de proficiência acadêmica. Na segunda fase, serão analisados o curriculum vitae, históricos escolares (desde a graduação) e proposta de projeto de pesquisa. O processo ainda envolve uma terceira etapa, que consiste em uma entrevista e a elaboração de uma redação, na qual o candidato deve justificar o seu projeto.

As inscrições para o doutorado da UFPR, que possui conceito 5 na avaliação da Capes, terminam nesta sexta-feira (26). Mais informações sobre o programa da federal podem ser obtidas no site curso.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.