Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
História

Profissão começou no Egito

Os primeiros registros da profissão de secretário executivo são do tempo dos faraós, no Antigo Egito, quando o trabalho era exercido por homens, na figura dos escribas. Mais tarde, na Grécia e em Roma, também os filósofos tiveram secretários com papel importante. E os monges, na Idade Média, desempenhavam a função hoje atribuída ao profissional.

A mulher só começou a aparecer nesse cenário com a duas Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945), na primeira metade do século passado, quando os homens estavam nos campos de batalha e elas tiveram de ocupar os espaços. A Revolução Industrial (fim do século 18 e início do século 19) também teve papel decisivo nesse processo. Mas o que aconteceu foi que a mulher levou para o trabalho muito do seu papel de dentro de casa e foi a partir disso que surgiram os estereótipos que sobrevivem até hoje.

Regulamentação

A profissão de secretária executiva foi regulamentada em 1985. Três anos depois foi criada a Federação Nacional de Secretárias e Secretários, em Curitiba. E o Código de Ética Profissional, criado pela União dos Sindicatos, foi publicado no ano seguinte. O primeiro curso superior para formação de secretários executivos surgiu na Bahia na década de 70. No Paraná, os primeiros cursos são da década de 80.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.