Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Polêmica

Prova para Técnico Judiciário do TJ-PR segue sem data

Edital foi divulgado há seis meses, mas candidatos continuam sem saber quando exame será aplicado

Quase 65 mil candidatos se inscreveram no concurso, mas não sabem quando vão fazer a prova | Arquivo/ Gazeta do Povo
Quase 65 mil candidatos se inscreveram no concurso, mas não sabem quando vão fazer a prova (Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo)

Quase 65 mil inscritos aguardam a data da prova do concurso público do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) para o cargo de Técnico Judiciário. Cinco meses após o fim das inscrições, ainda não há definição sobre o dia da prova e sobre a instituição que vai realizar o concurso. Ao todo, são 160 vagas de nível médio com salário de R$ 5.029,41.

O Tribunal de Justiça do PR (TJ-PR) disse que a prova deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano, mas não informou o mês e o dia. De acordo com o TJ-PR, houve dispensa do processo de licitação para a contratação da organizadora do concurso, que ainda não foi escolhida. Um dos nomes citados é o da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável pela realização de editais do TJ-PR em outras modalidades. Ainda segundo informações do tribunal, não há como prever a possibilidade de cancelamento do edital, embora tudo esteja transcorrendo normalmente para a realização da prova.

Enquanto a data oficial não sai, os cursos preparatórios trabalham com a data provável de 23 de fevereiro, mas o TJ-PR não confirma a informação. As inscrições foram abertas no dia 25 de julho e encerraram no dia 8 de agosto. Logo após a criação da Comissão do Concurso, formada por membros do tribunal, em meados de setembro, houve a polêmica saída do então presidente do TJ-PR, Clayton Camargo. Desde então, o edital ficou parado.

Quase 65 mil pessoas estão inscritas no concurso, o que significa, em média, 406 candidatos por vaga. Contudo, a concorrência pode diminuir após a publicação do edital com as inscrições confirmadas e indeferidas, sobretudo pelo não pagamento da taxa de R$ 100. Também não há previsão para a divulgação da lista.

Desmotivação

Segundo Ana Paula Liberato, coordenadora do curso preparatório Ordem Mais, a incerteza sobre a data da prova e sobre a organizadora do concurso fez muitos candidatos desistirem da preparação. Desde a publicação do edital, em julho do ano passado, foram abertas 16 turmas com foco no concurso para Técnico Judiciário do TJ-PR. Atualmente, quatro turmas continuam firmes, apesar do número reduzido de participantes "A nossa percepção sobre o desmotivação dos candidatos é numérica. Antes as turmas tinham 100, 200 alunos e agora tem pouco mais de 50", diz Ana Paula.

Para os candidatos, saber quem será a organizadora do concurso é tão importante quanto conhecer à data da prova, ressalta Ana Paula. "Dependendo da instituição que realiza o concurso, muda todo o rumo da preparação", diz.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.