
O recrutador descreve o perfil desejado e clica. Em questão de segundos, o software vasculha as informações contidas no banco de dados e devolve uma lista de candidatos com as competências exigidas. Cada vez mais, as empresas estão recorrendo a esse tipo de ferramenta para selecionar profissionais.
Criados para processar grandes volumes de informações e cruzá-las com a demanda do cliente, os softwares de seleção estão mudando o jeito de recrutar profissionais em todo o mundo. Com 260 milhões de usuários (15 milhões somente no Brasil), o LinkedIn tornou-se o principal banco de dados para empresas e recrutadoras e passou a criar soluções de seleção e vendê-las às empresas.
Batizado de Recruter, o software permite às empresas acessarem todo o banco de dados do LinkedIn. A pesquisa funciona por meio de filtros localidade, cargo atual ou anterior, setor de atuação, experiência e palavras-chave. "O programa tem 50 campos fixos que podem ser preenchidos pelo empregador", conta Milton Beck, diretor de vendas da empresa no Brasil. Quanto mais detalhada a descrição, mais eficaz é a seleção. Hoje, mais de 700 empresas usam as soluções pagas do LinkedIn.
Na Catho, o software faz uma triagem automática dos candidatos. A partir da vaga de emprego que é cadastrada, o sistema cruza a necessidade da empresa com os dados dos candidatos, comparando informações como escolaridade, cargo pretendido, região de moradia e trabalho, e pretensão salarial. "Também usamos dados mais sutis como ramo de atividade para ordenar os candidatos", afirma Eduardo Thuler, diretor de produtos da Catho. Na sequência, os recrutadores fazem a seleção.
A precisão do sistema em identificar o candidato desejado depende, sobretudo, da clareza do empregador no momento de descrever o perfil. São as informações disponibilizadas pelo empregador que vão direcionar a busca.
Segundo Beck, a grande vantagem do LinkedIn em relação aos bancos de currículos é o volume de informações atualizadas e abrangentes sobre os profissionais, inclusive sobre aqueles não estão efetivamente procurando emprego, o que aumenta e muito o universo de possibilidades para as empresas.



