• Carregando...
A Austrália é um dos países que oferecem bolsas de estudo incluindo passagens e despesas pagas. Leia mais na Gazeta do Povo. | Divulgação
A Austrália é um dos países que oferecem bolsas de estudo incluindo passagens e despesas pagas. Leia mais na Gazeta do Povo.| Foto: Divulgação

Passar um tempo fora pode potencializar seu currículo, te ajudar a aprimorar uma língua estrangeira e reforçar competências que o mercado busca. Não por acaso, a vivência internacional é vista como um diferencial nas principais seleções de trainee do Brasil.

Neste momento, quem quer cursar uma graduação, curso de línguas ou uma pós-graduação no exterior tem cinco chances de realizar esse projeto. O Banco Santander, o Governo da Austrália, a Fullbright Brasil, O Rotary Internacional e a Fundação Alexander von Humboldt oferecem, juntas, mais de 200 bolsas de estudos em oito países: Austrália, Espanha, Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Suécia e Alemanha.
Leia mais sobre Carreira, Empreendedorismo e Finanças

As ofertas cobrem desde o custeio do curso, despesas diárias até a passagem de ida e volta. Algumas candidaturas podem ser feitas pela internet e, em quase todos os casos, é necessário ter inglês fluente. Há inscrições que encerram ainda este mês.

Confira a lista:

1. Estados Unidos

O programa H.H.Humphrey Fellowships, da Fullbright Brasil, oferece bolsas de estudos nos Estados Unidos com duração de 10 meses para quem atua no setor público ou em ONGs e está no meio da carreira. Entre os benefícios, estão auxílio mensal para permanência no país, anuidade e taxas escolares, apoio para compra de livros e computador, seguro-saúde, curso intensivo de inglês e passagem de ida e volta. As inscrições vão até 28 de maio e podem ser feitas pela internet.

Para participar da seleção, é necessário ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana, ser fluente em inglês, graduado em curso com duração igual ou superior a quatro anos, possuir, no mínimo, cinco anos de experiência profissional em tempo integral, não ter estudado um ano ou mais em universidade norte-americana nos últimos sete anos e nem ter experiência de mais de seis meses nos EUA nos últimos cinco anos (até agosto de 2018).

Mais informações

Confira o edital

2. Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Austrália e Suécia

Quer ajudar a promover a paz mundial?O Rotary está com um programa aberto para quem quer cursar mestrado na área de “Estudos da Paz e Conflitos” em instituições de ensino nos Estados Unidos, Japão, Suécia, Inglaterra e Austrália. O projeto cobre as mensalidades, passagens aéreas, moradia e alimentação ao longo do curso.

Quer fazer um mestrado ou estudar artes na Itália? Há bolsas de estudos em oferta

Os pré-requisitos são fluência em inglês e trabalhos voluntários ou remunerados em prol da paz em período integral durante, no mínimo, três anos.

Os interessados devem se candidatar entrando em contato com os escritórios do Rotary até 31 de maio. Mais informações podem ser conferidas no site da organização.

3. Alemanha

A Fundação Alexander von Humboldt, que apoia pesquisas na Alemanha, oferece bolsas com duração de um ano para quem quer estudar no país. O programa German Chancellor Fellowship for Tomorrow’s Leaders engloba reembolso da ida e da volta, curso de alemão, duas viagens de imersão pelo país, bolsa mensal entre entre €2,150 e €2,750 durante um ano e ainda apoio financeiro para cada membro da família que precisar ir junto.

Siga a Gazeta do Povo no Linkedin

Para participar, é preciso elaborar um projeto de 1 ano que será desenvolvido enquanto você estiver na Alemanha, a carta de algum profissional da Alemanha que aceite te orientar, proficiência em inglês e/ou alemão, diplomas de graduação e/ou pós-graduação (com tradução juramentada para a língua inglesa ou alemã). O edital também pede carta de referência e de motivação.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

4. Austrália

O Governo da Austrália oferece bolsas de estudo para especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. O programa Endeavour Scholarships & Fellowships custeia as mensalidades do curso, seguro-saúde, assistência pós-seleção, apoio com alojamento, passagem de ida e volta e uma ajuda de 3 mil dólares australianos.

Já pensou em morar na Rússia? Universidade oferece bolsas de estudos em tecnologia

Com exceção da bolsa voltada para executivos, todas as oportunidades demandam curso superior completo. Também é necessário comprovar o domínio da língua inglesa por meio dos testes TOEFL ou IELTS. Além disso, os candidatos precisam ter sido aprovados em alguma das instituições de ensino da Austrália que ofereçam a bolsa. As inscrições vão até 30 de junho e podem ser feitas pela internet.

Confira o edital

5. Espanha

O Banco Santander oferece 100 bolsas para um curso de espanhol com duração de três semanas na Universidade de Salamanca, na Espanha. Voltado para alunos de graduação, o programa Top España inclui voos de ida e volta, custos com alimentação, curso e certificado. Para concorrer, é preciso estar cursando graduação em alguma das 32 instituições parceiras do projeto. As inscrições vão até 15 de maio e podem ser feitas pela internet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]