• Carregando...

A procura pelos cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, aumentou cerca de 30% ano passado. Em 2005 a instituição oferecerá 158 cursos de especialização (lato sensu), 13 mestrados (stricto sensu) e 1 doutorado. Há opções em todas as áreas, humanas, biológicas, exatas, agrárias, jurídicas e sociais.

Segundo a coordenadora da pós-graduação lato sensu da PUC-PR, Fabiana Andreoli, a vantagem de se optar por uma especialização ao invés de cursar logo um mestrado é que as especializações são mais direcionadas a todas as profissões, enquanto os mestrados são mais indicados para quem quer seguir carreira acadêmica (ser professor universitário, por exemplo). Além disso, cursos lato sensu acabam sendo pré-requisitos para os stricto sensu, quer dizer, quem já fez alguma especialização tem mais chances de conseguir entrar em um dos programas de mestrado oferecidos pela instituição. Fabiana sugere que a escolha do curso de pós-graduação seja feita a partir do que o aluno quer fazer depois. "Tem que seguir a profissão e entrar em alguma área que a pessoa se identifica", afirma. Um engenheiro civil, por exemplo, pode se especializar optando por cursos como Sistema de Gestão Ambiental, Fiscalização e Obras, Infra-estrutura Viária ou Logística Empresarial, que são ligados a essa área. Porém, nada impede que ele faça qualquer outra especialização, mesmo que não tenha a ver com a engenharia.

Atualmente, entre as pós-graduações mais procuradas na PUCPR estão: Marketing, Controladoria e Finanças, Planejamento e Gerenciamento Estratégico, MBA em Sistema de Gestão Ambiental, Direito Ambiental e Psicologia Jurídica. A universidade oferece bolsas de estudo para os cursos. Ex-alunos da PUCPR têm 10% de desconto na mensalidade. Monitores e alunos que foram bolsistas de iniciação científica do PIBIC por pelo menos dois anos podem fazer alguma especialização gratuitamente ou então ganham bolsa de 50% para o mestrado. O melhor aluno de cada turma da graduação recebe o prêmio Marcelino Champagnat e também ganha uma bolsa integral para especialização ou pode fazer um mestrado pagando a metade do preço.

Serviço: As inscrições para os cursos lato sensu (especializações) vão até 17 de fevereiro de 2005, na Secretaria de Pós Graduação – CTCH – térreo. As aulas começam em 11 de março. Para os stricto sensu (mestrados), há uma pré-seleção, que pode ser feita por meio de entrevistas, análise de currículo, dinâmicas de grupo e consulta ao registro profissional (no caso de dentistas, por exemplo). Mais informações pelos telefones 0800 41 0133 e (41) 271-1379, ou ainda pelo site www.pucpr.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]