• Carregando...

Os servidores estaduais da Secretária do Meio-ambiente, Agricultura, Imprensa Oficial e Fundepar realizam nesta terça-feira (18) uma paralisação de advertência em todo o estado. Os trabalhadores reivindicam revisão nos salários que, segundo o sindicato da categoria, estão defasados há dois mandatos do governo do Paraná.

Os servidores garantem que a paralisação não irá prejudicar a fiscalização contra a febre aftosa nas barreiras montadas nas divisas com o Mato Grosso do Sul. "Não somos terroristas. Parar com a fiscalização nas barreiras seria insano. Queremos apenas reivindicar melhores condições para as categorias e o respeito do governo do estado", disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e afins (Sindseab), Roberto de Andrade Silva. Todos os outros serviços dos órgãos mobilizados serão prejudicados, principalmente os de atendimento à população. Fiscalizações do IAP e viagens para coletas de material para análises também não vão funcionar. A paralisação, segundo o presidente do Sidiseab, foi o último recurso da campanha salarial iniciada no mês de agosto. Ele afirma que os salários não acompanharam nem o índice de inflação. "A soma das perdas pela falta de reposição salarial chega a 125%. No governo atual a defasagem é de 15%", disse Silva.

A paralisação foi decidida em 30 de setembro no último encontro estadual da categoria, ou seja, antes da descoberta de focos de febre aftosa. No próximo dia 26 acontece uma nova reunião em Curitiba entre os funcionários para decidir quais serão os rumos da campanha salarial. "Se nesse meio tempo não haver qualquer sinalização por parte do governo em atender algumas de nossas reivindicações, a greve por tempo indeterminado pode ser uma opção", disse Silva.

De acordo com o Sindseab, o governador em exercício Orlando Pessuti agendou para esta semana uma reunião com as secretarias do Planejamento, Fazenda e Procuradoria Geral do Estado para discutir as propostas dos funcionários. A assessoria de imprensa do vice-governador confirmou que vai acontecer uma reunião com a categoria e alguns secretários para discutir as propostas. O gabinete de Pessuti garantiu que os trabalhos da Defesa Sanitária não serão afetados pela paralisação. Já a assessoria da Secretaria do Meio Ambiente declarou que não sabia da paralisação marcada para esta terça-feira.

Aftosa

Hoje um novo foco de febre aftosa foi descoberto no Mato Grosso do Sul. O governo do Paraná reforçou a fiscalização nas divisas com o Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]