• Carregando...
Curitibano Guilherme de Andrade Lacerda, 26 anos, já participou do programa | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Curitibano Guilherme de Andrade Lacerda, 26 anos, já participou do programa| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Encerram nesta sexta-feira (14) as inscrições para o programa de trainee da startup Vetor Brasil, que prepara e encaminha jovens profissionais para órgãos do setor público. Para participar da seleção, o candidato precisa ter curso superior completo em qualquer área ou, caso ainda esteja na universidade, deve concluir a graduação até setembro de 2017.

Siga a Gazeta do Povo no Linkedin

Os escolhidos participarão de um treinamento presencial em Gestão Pública no segundo semestre, em São Paulo e terão 200 horas de formação, sendo 100 presenciais e 100 oferecidas por meio de uma plataforma online.

Conforme explica a diretora executiva da startup, Joice Toyota, as aulas abrangem três pilares: o preparo específico para o setor público, com módulos de Direito Administrativo e Constitucional; o fomento a competências técnicas, como Excel e oratória; e o treinamento de habilidades interpessoais, como a liderança.

LEIA MAIS sobre Carreira

Veja 15 processos de trainee com inscrições abertas no país

Veja seis profissões em alta no Paraná em 2017

Por meio do programa, que dura, em média, dois anos, o profissional será encaminhado a um dos órgãos parceiros da Vetor Brasil e atuará nestes setores sob jornadas de 40 horas semanais. A margem de salários dos trainees é entre R$ 3 mil e R$ 6 mil.

A seleção está olhando para candidatos de 24 estados

Há oportunidades em 24 estados brasileiros. As inscrições podem ser feitas pelo site da startup até sexta-feira (14). A candidatura é realizada mediante o preenchimento de um cadastro online que será avaliado pela equipe da Vetor.

Além da análise dos dados, o processo seletivo também contempla testes online de inglês, atualidades e raciocínio lógico, vídeos de recomendação e perguntas de motivação, entrevista de mapeamento de competências, entrevista de caso do setor público e entrevista com gestor do governo.

Joice destaca que, embora não haja um número preestabelecido de vagas, a concorrência é grande. O último processo seletivo teve mais de 9 mil inscritos.

Palavra de quem já passou pelo trainee da Vetor Brasil

O curitibano Guilherme de Andrade Lacerda, 26 anos, é um dos jovens que colhem os frutos do programa promovido pela startup. Ele fez duas graduações, em Economia e Ciências Políticas, e decidiu que queria atuar no setor público, mas esbarrou em algumas dificuldades.

Foi depois que passou pelo trainee da Vetor Brasil que as oportunidades apareceram. “Eu era idealista e queria trabalhar em algo com um propósito grande. A Vetor caiu como uma luva”, conta.

Depois de um ano atuando na Secretaria de Educação do Pará, Guilherme foi contratado pelo órgão como coordenador operacional de escritórios e projetos.

De volta a Curitiba, o jovem passou a prestar consultoria para ONGs, empresas privadas e secretarias de estado, disseminando sua experiência e aprendizado. A quem, assim como ele, tem amplo interesse no setor público, Guilherme indica o programa como bom ponto de partida. “Foi uma experiência muito rica para mim. Dificilmentente novos profissionais encontram esse tipo de vivência de alto nível técnico”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]