
O Instituto Rio Branco (IRBr) encerra na terça-feira, dia 22, a fase de inscrições do concurso para a formação de diplomata. São 26 oportunidades para ingresso na carreira duas dessas ofertas são reservadas para candidatos portadores de deficiências físicas. Outra especificidade da seleção é a reserva de vagas para afrodescendentes. O órgão é o primeiro, em nível federal, a utilizar o sistema de cotas.
Para estar apto à concorrência a uma chance, é necessário ter concluído o ensino superior em qualquer área. Os aprovados iniciam na classe inicial de carreira, como terceiro secretário, e serão matriculados no curso de formação do IRBr. A remuneração inicial consiste em R$ 12.962,12.
Etapas
Os candidatos serão submetidos a quatro fases classificatórias e eliminatórias. Na primeira delas haverá prova objetiva com conteúdo referente as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, História do Brasil, Geografia, História Mundial, política internacional, Inglês, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público. Na etapa seguinte será aplicada uma prova escrita de português. Na terceira fase serão realizadas avaliações discursivas das demais matérias presentes na primeira etapa. Na última fase, os candidatos farão exames de Espanhol e Francês.
A primeira dessas avaliações está prevista para o dia 10 de abril. De acordo com o edital de abertura, a segunda etapa deve ocorrer em maio, enquanto as fases subsequentes transcorrerão nos meses de junho e julho. Todas as etapas serão realizadas no Distrito Federal e demais capitais brasileiras. Caberá ao candidato selecionar onde prestará os exames na ocasião da inscrição
Serviço:
É possível confirmar participação no concurso até essa terça-feira (22) no site www.cespe.unb.br/concursos. A taxa de inscrição, que pode ser paga em qualquer agência bancária, custa R$ 150.



