A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) anunciou na segunda-feira (20) o primeiro curso de doutorado interinstitucional em Odontologia oferecido nas universidades públicas do Paraná. Trata-se de uma associação ao programa de Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia da Universidade de Campinas (Unicamp), que contará com professores do campus de Piracicaba.
O doutorado teve um processo seletivo realizado na Unicamp aberto para professores de instituições parceiras, em que foram selecionados oito professores da Unioeste e dois da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Estes professores formam a primeira turma de alunos do curso, que inicia as atividades em agosto e levará três anos para ser finalizado. Os créditos serão concluídos na própria Unioeste e a pesquisa será desenvolvida simultaneamente em Cascavel com atividades na Unicamp.
A expectativa de Carlos Augusto Nassar, coordenador operacional do projeto, é de formar professores capacitados para, em cinco anos, abrir um programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) na Unioeste e aberto à comunidade. Além disso, capacitar os docentes da instituição para os diferentes níveis de ensino e assim aumentar a competência para a formação de recursos humanos na instituição e contribuir para o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa.
Além das instituições parceiras, também apóiam o projeto a Fundação Araucária, o Fundo Paraná e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Outros programas stricto sensu
Além do doutorado em Odontologia, a Unioeste oferece outros 10 programas de mestrado (Agronomia, Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Zootecnia, Educação, Engenharia química, Filosofia, História, Poder e Práticas Sociais, Letras - Linguagem e Sociedade, Zootecnia, Engenharia Agrícola e Geografia) e o doutorado na área de Engenharia Agrícola. Curso de Odontologia
O curso de Odontologia da Unioeste iniciou suas atividades em 1997, com turmas anuais de aproximadamente 40 alunos. Atualmente, as clínicas odontológicas da Universidade têm espaço físico adequado para atendimento simultâneo de 100 pessoas. O edifício possui quatro clínicas, que totalizam 800 metros quadrados de área construída.
O curso também conta com um centro cirúrgico junto às clínicas, com diversos equipamentos. Os alunos têm acesso a Laboratórios de Dentística, Ortodontia, Escultura, Materiais Dentários, Fundição, Raios-X, Pesquisa em Reabilitação Oral e dependências auxiliares. O Colegiado de Odontologia oferece cursos de Pós-graduação lato sensu (especialização) nas áreas de Dentística, Endodontia, Prótese Dentária, Ortodontia e Saúde Coletiva em Odontologia.
Serviço: Os interessados em obter mais informações sobre a parceria entre a Unioeste e Unicamp podem entrar em contato com o professor Carlos Augusto Nassar pelo e-mail canassar@yahoo.com



