O Grupo Vivo anunciou neste início de semana que os conselhos de administração da Telesp Celular Participações, Tele Centro Oeste Celular Participações, Tele Sudeste Celular Participações, Tele Leste Celular Participações e Celular CRT Participações aprovaram uma reestruturação societária do grupo. A Telesp Celular vai incorporar as outras quatro companhias.
Segundo fato relevante, as administrações das quatro "teles" (TCP, TCO, TSD, TLE e CRTPart) entendem que a reestruturação societária, que levará a uma concentração dos acionistas em uma única companhia de capital aberto, vai simplificar a estrutura organizacional do grupo. Com isso, haverá redução de custos e aumentará o valor para os acionistas. A expectativa é de que o acionistas encontrem maior liquidez nas bolsas do Brasil e do exterior. O objetivo é facilitar a unificação, padronização e racionalização da administração geral dos negócios das empresas.
O anúncio do processo de reestruturação está mexendo com as ações das "teles" envolvidas na operação. A relação de troca foi considerada muito boa, pois os valores envolvidos são maiores que os de mercado.
A ação que chama mais atenção é Tele Leste Celular PN, que às 12h42m disparava nada menos que 106,35%, cotada a R$ 35,70. O investidor que tiver uma ação da Tele Leste receberá, na incorporação, 3,89 ações da Telesp Celular. Mas casos em que a relação de troca é ainda maior. Cada ação da CRTP vai virar 7,02 ações da Telesp.
Segundo Gustavo Barbeito, gestor no Banco Prosper, a reestruturação foi boa para todas as empresas, inclusive para a incorporadora. O processo de reestruturação já é antigo e encerra uma incerteza, afirma. Ele ressalta que a incorporação vai equilibrar contas, melhorar o endividamento do grupo e aumentar a liquidez dos papéis. A BrasilCel, controladora da Vivo, é uma a joint-venture entre a Portugal Telecom e a Telefonica.
A reestruturação societária não prevê a incorporação do patrimônio da Tele Centro Oeste (TCO), mas apenas a incorporação de suas ações ao patrimônio da Telesp Celular Participações. Isso porque a TCO presta serviços de telecomunicações em regiões diferentes do país. Já a Tele Sudeste, a Tele Leste e a CRT Participações serão absorvidas pela Telesp Celular Participações e extintas. A Tele Centro Oeste continuará existindo na qualidade de subsidiária integral da Telesp Celular.
Tendo em vista que a TCO passará à condição de subsidiária integral da Telesp Celular Participações e que a Tele Sudeste, a Tele Leste e a CRT-Participações serão incorporadas e extintas, serão cancelados os seus registros na Comissão de Valores Mobiliários e na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
Para cada uma das quatro empresas serão emitidas ações da Telesp Celular Participações. O investidor que tiver uma ação da Tele Centro Oeste terá direito a 3,0830 ações da Telesp. No caso da Tele Sudeste, serão 3,2879 ações da Telesp. Cada ação da Tele Leste Celular será transformada em 3,8998 papéis da Telesp. A relação de troca é maior para os papéis da CRT Participações: 7,0294 ações.



