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A Whirlpool comprou a empresa Maytag em um negócio avaliado em US$ 1,7 bilhão, em dinheiro e ações, e que vai resultar na criação de uma gigante mundial do setor de eletrodomésticos, com vendas anuais em torno dos US$ 18 bilhões. O anúncio da compra foi divulgado nesta segunda-feira e a epectativa é de que passe por uma análise minuciosa das autoridades antimonopólio.

A Whirlpool, que controla as marcas Brastemp e Consul no Brasil, elevou a oferta pela Maytag três vezes, desde a oferta inicial de US$ 1,3 bi, apresentada em julho.

Para cancelar um acordo prévio de venda acertado com a Ripplewood Holdings, a Maytag teve de pagar cerca de US$ 40 milhões, valor que será reembolsado pela Whirlpool, informaram as duas companhias, por meio de uma nota.

O acordo encerra meses de oferta pela Maytag, fabricante de eletrodomésticos muito popular, mas em crise por causa dos altos custos fixos e a crescente concorrência. A corrida pela empresa começou em maio, quando a Ripplewood ofereceu US$ 0,14 por ação, o equivalente a US$ 1,1 bilhão.

Nos EUA, a Whirlpool, companhia que tem sede em Benton Harbor, no Estado de Michigan, é o maior fabricante de eletrodomésticos, enquanto que a Maytag, que tem sede em Newton, no Estado de Iowa, é a terceira empresa do setor.

A Whirlpool espera que a aquisição seja concluída no primeiro trimestre de 2006, depois da aprovação dos acionistas da Maytag e dos agentes reguladores.

- Acredito que a Whrilpool resolverá qualquer problema com a Comissão Federal de Comércio - disse uma analista, acrescentando que as empresas podem ser obrigadas a se desfazer de alguns ativos.

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