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Nos primeiros três meses do ano, a empresa viu o número de PCs e tablets vendidos cair 33,3%, na comparação anual | Fernando Dias/Positivo Informática
Nos primeiros três meses do ano, a empresa viu o número de PCs e tablets vendidos cair 33,3%, na comparação anual| Foto: Fernando Dias/Positivo Informática

A empresa paranaense Positivo Informática registrou um lucro líquido de R$ 11,5 milhões no primeiro trimestre deste ano, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (14) pela companhia. No mesmo período do ano passado, o lucro líquido havia sido de R$ 1,1 milhão.

Nos primeiros três meses do ano, a empresa viu o número de PCs e tablets vendidos cair 33,3%, na comparação anual – foram comercializados 121,2 mil desktops, 195,4 mil notebooks e 118,2 mil tablets, somando 434,9 mil aparelhos. No mesmo período do ano passado, as vendas desses equipamentos foram de 625,4 mil unidades.

Segundo a Positivo, a baixa foi resultado principalmente da redução de 53,3% no mercado de governo, em função do calendário de entregas da carteira de 2015 estar concentrado no segundo semestre e também devido à forte base de comparação com o primeiro trimestre de 2014 – período em que as vendas ao governo somaram 315,7 mil PCs e tablets.

A retração no mercado de computadores, que segue como o principal negócio da Positivo – no primeiro trimestre, a receita líquida de hardware com desktops, notebooks e tablets correspondeu a 85% do total – acompanha a tendência de baixa do mercado. Estudo divulgado nesta semana pelo IDC Brasil mostrou que, no primeiro trimestre do ano, as vendas de PCs caíram 20% no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2014.

Ano passado, o mercado brasileiro já havia retraído em 26% na comparação com o ano anterior e respondido por vendas de apenas 10,3 milhões de computadores.

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Celulares

Por outro lado, o mercado de celulares, em que a Positivo tem tentado ganhar espaço nos últimos anos, representou alta nas vendas para a empresa. De janeiro a março, a companhia paranaense comercializou 197,2 mil celulares, número 14% maior do que o visto no mesmo período de 2014.

A empresa vendeu no primeiro trimestre 76,8 mil smartphones e 120 mil feature phones (os celulares tradicionais 2G) – relação que não é usual para a empresa, já que, desde o primeiro trimestre de 2014, o número de vendas de smartphones vinha sendo maior do que a de aparelhos básicos, geralmente mais baratos. Tanto que, no primeiro trimestre, enquanto o número de smartphones vendidos caiu 37% (em comparação ao mesmo período do ano passado), o de feature phones subiu 141%.

A maior fatia dos aparelhos tradicionais também fez com que o preço médio dos celulares da empresa tivesse queda de 28,1% no preço médio.

“Mesmo com a crise econômica, espera-se que as vendas de smartphones apresentem crescimento de dois dígitos percentuais em 2015, tendo em vista o grande espaço para aumento de penetração dos produtos na classe média e o curto ciclo de reposição que caracteriza o segmento”, diz a empresa no balanço divulgado a investidores.

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