
O grupo Positivo planeja dobrar o faturamento na área de eventos como o início das operações do Expo Renault Barigui, novo pavilhão de exposições do parque, que será inaugurado hoje em Curitiba. O consórcio formado pelo grupo Positivo (75%) e JMalucelli (25%) que há cerca de um ano venceu a licitação para explorar o local investiu R$ 28 milhões no projeto. A expectativa é receber 760 mil pessoas nos primeiros dozes meses.
No fim do ano passado, o Positivo criou uma nova empresa, a Efex, que vai atuar também na promoção de eventos, feiras e exposições. "Com ela não vamos apenas locar espaço, mas também promover eventos e, com o projeto do Barigui, consolidamos nossa atuação nessa área em Curitiba", diz Helio Rotenberg, presidente do grupo. Segundo ele, passam a ficar sob o guarda-chuva da Efex também o Expo Unimed e do Teatro Positivo. "Com o Expo Renault Barigui acreditamos que nossa receita a partir de 2013 dobre em relação ao que era em 2011. Essa é uma área que já vinha crescendo muito, em torno de cresce 20% ao ano dentro do grupo" acrescenta, sem revelar valores.
Após oito meses de obras, desde a demolição do antigo pavilhão até o término da construção do novo espaço, o Expo Renault Barigui passou a ter 7,8 mil metros quadrados e 5 mil metros quadrados de área útil. Para 2012, já estão agendados 12 eventos quatro deles promovidos pela própria Efex. Para o ano que vem, outros 22 estão fechados e há quatro reservados. Uma da novidades é que o espaço poderá abrigar shows para até 8 mil pessoas, segundo Marcelo Bueno Franco, diretor do espaço.
A concessão do centro de convenções do Barigui é de 25 anos. O consórcio vai repassar à prefeitura 5% do faturamento e uma luva de R$ 500 mil. Depois de negociar com várias empresas, o grupo assinou, na última quinta-feira, o contrato com a Renault, que passa a batizar o nome do novo centro de eventos. O espaço vai contar com restaurantes, que vão funcionar durante as exposições, além de uma unidade permanente da rede de lanchonetes Tropical Banana.
Além do espaço de eventos, devem ser entregues, em 15 de julho, as obras de modificação e ampliação das pistas de caminhada, corrida, ciclismo e skate, e a passagem subterrânea para pedestres sob a Rua Cândido Hartmann. As obras sofreram atraso por causa das chuvas.
A exposição Michelangelo, com 25 esculturas em gesso, réplicas das originais, inaugura o espaço, a partir de amanhã. A primeira feira no local será a Mundo Gastronômico, em parceria com a Gazeta do Povo, em agosto.



