
A Positivo Informática, líder no mercado brasileiro de computadores, aposta na personalização de produtos em sua nova linha, apresentada na semana passada. E também em novos formatos além dos desktops, notebooks e all-in-one, a empresa apresentou um modelo de nettop (o Positivo Fit) e comemorou os resultados do e-reader Alfa.
A personalização não é novidade para a Positivo, que há dois anos lançou o desktop Faces, que tinha um espaço no gabinete para o usuário colocar imagens criadas por ele próprio. "Depois do sucesso do Faces, decidimos estender o conceito de trocar a aparência da máquina para os computadores portáteis", diz o presidente da empresa, Hélio Rotenberg.
A linha de notebooks Premium Select é a grande novidade em termos de personalização, com a possibilidade de o usuário trocar a capa (cover) do equipamento. Os computadores vêm de fábrica com duas opções de capas uma preta e outra prateada além de kit com parafusos e borrachinhas extras e uma chave de fenda. A substituição da face é feita pelo próprio usuário em cerca de um minuto. Além das opções de capas que já vêm com o equipamento, o usuário pode comprar na loja online da 30 modelos diferentes, com diversas cores e estampas, algumas delas criadas por artistas brasileiros com exclusividade para a linha. Cada capa avulsa será vendida por R$ 99.
Como não basta apenas ser bonitinho por fora, os notebooks trazem processadores Intel Core i3,i5 e i7 , com características voltadas ao aumento de desempenho de aplicações multimídia, ideais para programas que exigem alto poder de processamento. O destaque da linha é o Premium Cinema 7420 com leitor de blu-ray e o primeiro notebook no Brasil a vir com o sistema de som Dolby Advanced Audio. Os equipamentos estarão disponíveis no mercado até outubro.
Já a linha Union, de "tudo-em-um", ganhou seis novidades. Os modelos integram gabinete e tela de 18,5 polegadas, com resolução de 1366 por 768. Um diferencial dos novos computadores é a possibilidade de carregar dispositivos como MP3 e smartphones , pela porta USB sem a necessidade de que o computador esteja ligado. Basta um toque no botão de força e as entradas USB são energizadas. Os equipamentos vêm com wi-fi n e em versões processadores Intel Core 2 Duo, Pentium e Aton, com preços a partir de R$ 1.299.
A Positivo também tentará ocupar um importante espaço na casa dos consumidores com a linha Positivo Mini Fit. O desktop ultracompacto funciona como um media center, podendo ser ligado a tevês de LCD, plasma ou LED através de cabo HDMI e saída de vídeo full HD, que permite o acesso à internet ou assistir filmes em alta definição.
O netttop vem com teclado sem fio e com touchpad com função de toque múltiplo e oito teclas multimídia que permitem aumentar o volume, pausar e mudar de faixa sem levantar do sofá. Segundo Rotenberg, o equipamento foi desenvolvido para ser compartilhado pela família, nos momentos de lazer, trabalho ou estudo.
Pacote de aplicativos
Os produtos da marca que chegam ao mercado a partir de outubro vêm com um conjunto exclusivos de aplicativos com interface intuitiva que permite tirar maior proveito de vários recursos dos equipamentos através do pacote Positivo Experience.
Para os usuários de redes sociais o sistema traz alguns gadgets na área de trabalho que facilitam a interação com o Twitter e o YouTube. Mas, de acordo com a gerente de produtos da Positivo, Adriana Flores, novas soluções estão sendo desenvolvidas para o Orkut e a empresa "não descarta" a aposta em uma rede social própria. "É uma hipótese em estudo", revela.
O pacote da Positivo também integra soluções para otimizar o uso do áudio, backups e aproveitamento da bateria. Para vídeo, o My Webcam integra a técnica de reconhecimento facial e permite o uso de "máscaras" com bigodes, óculos ou chapéus para momentos de lazer nas redes sociais. O aplicativo também permite o carregamento das imagens da webcam diretamente para uma conta no YouTube.
O repórter viajou a convite da Positivo Informática




